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dc.creatorRivero, Nelson Eduardo Estamado-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734307Z6por
dc.contributor.advisor1Guareschi, Neuza Maria de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783630D9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:52Z-
dc.date.available2011-04-19-
dc.date.issued2011-03-28-
dc.identifier.citationRIVERO, Nelson Eduardo Estamado. Formação em psicologia e governamentalidade. 2011. 159 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/750-
dc.description.resumoEste trabalho aborda o tema da graduação em psicologia no Brasil e as reestruturações curriculares deste início de século XXI a partir da noção de governamentalidade em M. Foucault. Analisa como o neoliberalismo, enquanto uma forma de governo, institui-se como contingência para pensar e reestruturar os currículos de graduação em psicologia. Toma como fator desencadeante o contexto de transformações, conhecidas como reestruturação produtiva, que aconteceram em função da crise do capitalismo a partir da década de 1960 e que implicaram diretamente a educação superior. Define como campo específico de análise o processo de reestruturação necessária dos projetos político pedagógicos dos cursos de graduação em psicologia em função da instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia m 2004, suas vicissitudes e seus efeitos. Propõe um método de investigação e análise constituído por ferramentas de abordagem: os operadores transversais (mercado livre, flexibilidade, sustentabilidade, criatividade e inovação) e documentos referentes à graduação em psicologia (entre eles seis projetos políticos pedagógicos). Estas ferramentas são convocadas no formato de um dispositivo de visibilidade - nomeado ALEPH na analogia ao conto de J.L.Borges - que permite o acesso e a análise às práticas das revisões curriculares com base na fundamentação teórica proposta. Através da operação do ALEPH foi possível tecer algumas considerações organizadas em três tópicos: motivos e compromissos que aborda a qualidade para competitividade, sustentabilidade e inovação através das apresentações, justificativas, objetivos e perfis dos projetos políticos pedagógicos estudados. Um modo de ser que aborda a flexibilização da formação, a formação por competências e a empregabilidade presentes na proposta pedagógica. E, por fim, imaterialidades e estruturas que aborda a inovação, as práticas de liberdade e criação na composição da trajetória da formação através da flexibilidade da estrutura curricular. Estas considerações analíticas trazem contribuições para o debate sobre a relação do neoliberalismo com a graduação em psicologia. A partir da noção de governamentalidade, é possível perceber que esta relação está para além de uma simples interferência do campo econômico na educação ou somente representa um embate entre oposições ideológicas, entre o bem e o mal. Constitui-se como uma forma de governar o modo de viver e ser nestas graduações que implica a todos os protagonistas desta realidade no exercício constante da crítica como uma prática de liberdadepor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430847.pdf: 1206266 bytes, checksum: 0a3db42a8dd8ce9cbf01318980801334 (MD5) Previous issue date: 2011-03-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7278/430847.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectCURRÍCULO UNIVERSITÁRIOpor
dc.subjectPSICOLOGIA - CURSOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleFormação em psicologia e governamentalidadepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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