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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7502
Document type: Dissertação
Title: Avaliação da saúde mental e da qualidade de vida relacionada à saúde de crianças brasileiras com asma
Author: Armelin, Bruna Dal Fiume 
Advisor: Pitrez, Paulo Márcio Condessa
First advisor-co: Roncada, Cristian
Abstract (native): Introdução: a asma é uma doença inflamatória das vias aéreas que acomete milhões de crianças e adolescentes, sendo considerada a patologia mais comum na infância. O tratamento da asma costuma ser efetivo para a maioria dos sintomas, mas isso não significa que o paciente não sofrerá influencias no seu cotidiano por ser portador dessa doença crônica. Sintomas respiratórios, prejuízo no sono e prováveis faltas escolares são alguns dos motivos que podem prejudicar o desenvolvimento saudável do jovem, que atravessa uma fase de vida crucial para o adequado desenvolvimento emocional. Para um tratamento integral do paciente asmático, deve-se avaliar como as limitações e os sintomas da doença interferem na sua saúde mental, já que efeitos emocionais também influenciam a asma. Transtornos psicológicos tem sido pouco estudados ainda em crianças com asma. Objetivo: Avaliar a saúde mental e a qualidade de vida de crianças com diagnóstico de asma em acompanhamento ambulatorial. Métodos: foi realizado um estudo transversal prospectivo com crianças e adolescentes com asma, entre 7 e 17 anos, em acompanhamento ambulatorial. Foram aplicados questionários para avaliar a ansiedade (SCARED), a depressão (CDI), as dificuldades (SDQ) e a qualidade de vida relacionada a saúde (PAQLQ). Resultados: participaram do estudo 33 crianças. A idade média foi de 11,3±2,6, sendo 60,6% do sexo feminino. 24,2% das crianças apresentaram valores sugestivos de depressão, mas apenas 9,1% dos pais relataram percepção desse transtorno. Os valores avaliados para ansiedade foram elevados para os cinco domínios e para o escore total, mas demonstraram valores muito semelhantes e sem diferenças estatísticas quando levado em comparação o controle da doença (p=0,153; 0,287; 0,539; 0,503; 0,490 e 0,122, consecutivamente). 87,9% relataram escores anormais na avaliação das capacidades e dificuldades (SDQ), segundo percepção dos pais, tendo como principais limitações os domínios de problemas emocionais (57,6%). Na avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde por asma (PAQLQ), correlacionando os domínios e escore total entre os grupos de asma controlada e não controladas, os valores expressos demonstram uma correlação positiva expressiva entre o aumento da pontuação do ACT/C-ACT e o aumento da pontuação dos domínios e escore total do PAQLQ. Conclusão: ansiedade e depressão parecem ser transtornos comuns em crianças com asma. A avaliação das capacidades e dificuldades indicou alto índice de valores anormais. A percepção dos pais não condiz com o relato das crianças com relação a sintomas de depressão, mas mostra maior similaridade com relação aos sintomas de ansiedade. Os elevados índices de interferência na saúde mental de crianças com asma mostram a necessidade de maior atenção aos aspectos psicológicos no acompanhamento desses pacientes.
Abstract (english): Introduction: Asthma is an inflammatory disease of the airways that affects millions of children and adolescents, being considered the most common chronic disease in childhood. The treatment of asthma is usually effective for most symptoms, but this does not mean that the patient will not suffer any influence in his daily life because he is a carrier of this chronic disease. Respiratory symptoms, sleep impairment, and school absenteeism are some of the reasons that may hinder the healthy development of the patient, which is in the middle of a crucial stage of life for proper emotional development. For a comprehensive treatment of the asthmatic patient, one should evaluate how the limitations and symptoms of the disease interfere in mental health, since emotional effects also influence asthma. Psychological disorders have been little studied in children with asthma. Objective: To evaluate the mental health and quality of life of children diagnosed with asthma in outpatient care. Methods: A prospective crosssectional study was conducted with children and adolescents with asthma between the ages of 7 and 17 years, in outpatient follow-up. Questionnaires were used to assess anxiety (SCARED), depression (CDI), difficulties (SDQ) and health-related quality of life (PAQLQ). Results: 33 children participated in the study. The mean age was 11.3 ± 2.6, with 60.6% of females. 24.2% of the children presented scores suggestive of depression, but only 9.1% of the parents reported a perception of this disorder. The scores assessed for anxiety were elevated for the five domains and for the total score, but showed very similar scores and no statistical differences when compared with control of disease (p = 0.153, 0.287, 0.539, 0.503, 0.490 and 0.122, consecutively ). 87.9% reported abnormal scores on abilities and difficulties (SDQ), according to parents' perception, with the main limitations being the domains of emotional problems (57.6%). In the assessment of asthma-related health-related quality of life (PAQLQ) correlating domains and total scores between the controlled and uncontrolled asthma groups, the scores demonstrated a significant positive correlation between the increase in ACT/C-ACT score and increased domain scores and total PAQLQ scores. Conclusion: Anxiety and depression appear to be common disorders in children with asthma. The evaluation of abilities and difficulties indicated a high index of abnormal values. Parents' perceptions are not consistent with the children's reports regarding symptoms of depression, but they show a greater similarity to the symptoms of anxiety. The high rates of interference in the mental health of children with asthma require greater attention to psychological aspects in the follow-up of these patients.
Keywords: Asma
Criança
Qualidade de Vida
Ansiedade
Depressão
Capacidades e Dificuldades
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7502
Issue Date: 31-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

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