Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7494
Document type: Tese
Title: Um caminho para Troia : estudo de notas manuscritas para aulas e sua contribuição para a composição do ensaio Aspectos estruturais na Ilíada de Donaldo Schüler
Author: Silva, Odi Alexander Rocha da 
Advisor: Passos, Marie-Hélène Ginette Pascale Paret
Abstract (native): Este trabalho dedica-se ao estudo de notas manuscritas para aulas de Donaldo Schüler. O conteúdo destas notas enfoca questões ligadas ao enredo da Ilíada, em especial as relacionadas ao Canto IX da referida obra. O interesse dessa tese consiste em revelar o papel que essas notas para aulas tiveram na feitura da obra Aspectos Estruturais na Ilíada. Essas notas fazem parte de um dos fichários, intitulado Ilíada II, que apresenta notas manuscritas para aulas sobre Homero e suas obras. Essas notas foram feitas por Schüler quando era docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Deste fichário, escolhemos três fichas como recorte para análise. Tais fichas pertencem ao conjunto de discussões correspondentes ao Canto IX da Ilíada”. Para facilitar a referência, as fichas se apresentam numeradas e classificadas da seguinte maneira: ficha 1, que discute a psicologia do homem antigo, ficha 2, que apresenta um resumo do Canto IX para fins didáticos e ficha 3, que esboça algumas reflexões sobre o personagem Fênix. O conteúdo destas fichas demonstra já a partir de seu esboço a presença de um pensamento ensaístico, marcado por interrogação, inquietação e reflexão. Tal pensamento, desdobrando- se em reflexões mais complexas como uma tese e um ensaio publicado, revelam por meio de evidências materiais que, em paralelo à sala de aula o professor desenvolve um pensamento ensaístico próprio, caracterizado por reflexões críticas a respeito do que pesquisa e ensina e que se reflete em sua produção científica.
Abstract (english): This work is dedicated to the study of handwritten notes for classes by Donaldo Schüler. The content of these notes focuses on issues related to the plot of the Iliad, especially those related to Song IX of that work. The interest of this study is to reveal the role that these notes for classes had in the making of the published work of Schüler Aspectos Estruturais na Ilíada. These notes are part of one of the binders, entitled Iliad II, which features handwritten notes for classes on Homer and his works. These notes were made by Schüler when he was a professor at the Federal University of Rio Grande do Sul. From this binder, we chose three pieces as a clipping for analysis. These three pieces belong to the set of discussions corresponding to Song IX of the Iliad. To make easy the reference, the pieces are numbered and classified as follows: Piece 1, which discusses the psychology of the ancient man, Piece 2, which presents a summary of Song IX for didactic purposes and Piece 3, which outlines some reflections on the Phoenix character. The contents of these pieces demonstrate just from their outline the presence of an essayistic thought, marked by questioning, restlessness and reflection. Such thinking, unfolding in more complex reflections such as a thesis and a published essay, reveals through material evidence that, parallel to the classroom, the teacher develops his own essayistic thought, characterized by critical reflections on what he researches and teaches, which is reflected in his scientific production.
Keywords: Ensaio
Homero
Ilíada
Crítica Genética
Donaldo Schüler
CNPQ Knowledge Areas: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7494
Issue Date: 29-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_ODI_ALEXANDER_ROCHA_DA_SILVA_COMPLETO.pdfTexto Completo9.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.