Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7393
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jornalismo mensurado : uma investigação sobre os impactos dos sistemas de medição de audiência em sites de notícias
Autor: Antunes, Antonio Paulo Serpa 
Primeiro orientador: Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
Resumo: Esta pesquisa procura investigar como empresas jornalísticas fazem uso das ferramentas de web analytics, os sistemas que coletam, compilam e geram relatórios de audiência de seus websites. Através da realização de pesquisa qualitativa junto às redações dos jornais Jornal NH (Novo Hamburgo/RS) e Diário Gaúcho (Porto Alegre/RS) procurouse observar a relação entre a adoção dos sistemas de medição de audiência e a implantação de processos de convergência jornalística nas redações, sua incorporação aos processos editoriais dos jornalistas e sua influência na definição do modelo de negócios dessas organizações. Para análise do tema, buscou-se uma aproximação com a Economia Política da Comunicação, de modo a verificar se estas ferramentas são usadas como forma de maximizar os lucros das empresas jornalísticas. Observou-se nos estudos de caso que existe um equilíbrio entre fazer o trabalho jornalístico e conquistar mais audiência e ainda que o web analytics é um instrumento de apoio para decisões corporativas, influenciando na escolha das estratégias de negócios adotadas.
Abstract: This research aims to investigate how news companies use web analytics tools, the systems which collect, compile and generate their websites’ audience reports. Through qualitative research conducted along the editorial offices of the Jornal NH (Novo Hamburgo/RS) and the Diário Gaúcho (Porto Alegre/RS) newspapers, the study observed the relationship between the adoption of audience measurement systems and the implementation of journalistic convergence processes in newsrooms, their incorporation to the editorial processes of the journalists and their influence in defining these organizations’ business models. For the analysis, the Political Economy of Communication was approached with the intent of verifying whether such tools are used to maximize news companies’ profits. The case studies showed that there is a balance between performing journalistic work and reaching more audience, as well as that the web analytics is a supporting tool for corporate decisions, influencing in the choices of business strategies to be adopted.
Palavras-chave: Comunicação
Jornalismo Digital
Web Analytics
Métricas
Audiência
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7393
Data de defesa: 29-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ANTONIO_PAULO_SERPA_ANTUNES_COMPLETO.pdfTexto Completo621,2 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.