Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7386
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educador social : a contribuição das trajetórias de aprendizagem e do vínculo com o aprender para a constituição do ensinante e para a atuação junto a jovens em situação de vulnerabilidade social
Autor: Lemos, Marlise Silva 
Primeiro orientador: Santos, Andréia Mendes dos
Resumo: Esta dissertação tem como premissa desvelar as contribuições das trajetórias de aprendizagem e do vínculo com o aprender construídos por educadores sociais, bem como, as possíveis aproximações destas aprendizagens às suas constituições como “ensinantes” e às suas práticas profissionais. As entrevistas foram desenvolvidas junto aos Educadores Sociais que atuam com jovens em instituições localizadas na região leste da cidade de Porto Alegre, na comunidade Lomba do Pinheiro. Contempla, assim, um cenário que dá visibilidade ao Educador Social, como agente promotor de inclusão social e de aprendizagens no contexto da educação não formal. Apresenta os seguintes objetivos: a) desvelar a influência das trajetórias de aprendizagem e do vínculo com o aprender dos educadores sociais para a constituição do ser “ensinante”, na atuação junto a jovens em situação de vulnerabilidade social; b) analisar de que forma as vivências do Educador Social como aprendente e os vínculos estabelecidos com o aprender contribuem para a formação do “ensinante”; c) compreender como o educador percebe a aprendizagem dos jovens com os quais trabalha e relacionar essa percepção com a sua prática profissional de “ser educador”; e, por fim, d) investigar possíveis relações entre as histórias de aprendizagem e a escolha profissional. Além disso, foram realizadas entrevistas com educadores sociais vinculados a organizações não governamentais cadastradas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com atendimento direto a jovens em situação de vulnerabilidade social. Deste modo, adotou-se a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados que foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Trata-se de uma pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida num bairro do município de Porto Alegre. As análises compõem uma discussão acerca dos fatores que influenciam a constituição ensinante dos Educadores Sociais, propondo uma interlocução entre estes aspectos e atuação deste profissional junto a jovens em situação de vulnerabilidade social. É possível inferir que a análise de informações, denota que as experiências de aprendizagem que os sujeitos tiveram ao longo de suas vidas estão intimamente relacionados à sua constituição ensinante e à sua atuação profissional.
Abstract: Esta tesis tiene como premisa revelar las contribuciones de las trayectorias de aprendizaje y el enlace para aprender construido por los educadores, así como los posibles enfoques estos aprendizajes a su constitución como "instructores" y sus prácticas profesionales. Las entrevistas se desarrollaron con los educadores sociales que trabajan con los jóvenes en las instituciones ubicadas en el este de la ciudad de Porto Alegre, en Lomba do Pinheiro comunidad. Incluye, además, un escenario que da visibilidad a educador social, como promotor de la inclusión social y el aprendizaje en el contexto de la educación no formal. Tiene los siguientes objetivos: a) revelar la influencia de las trayectorias de aprendizaje y el enlace para aprender de educadores para la constitución de "ser la enseñanza" en acción con los jóvenes en situación de vulnerabilidad social; b) analizar cómo las experiencias del Educador Social como alumno y los vínculos que se establecen con el aprendizaje contribuyen a la formación de "ser la enseñanza"; c) entender cómo el maestro percibe la formación de los jóvenes con los que trabajan y se relacionan con esta percepción de su práctica profesional de "ser un educador"; y, finalmente, d) para investigar los posibles vínculos entre las historias de aprendizaje y la elección de carrera. Además, se realizaron entrevistas con trabajadores sociales vinculados a organizaciones no gubernamentales inscritas en el Consejo Municipal de los Derechos de Niños y Adolescentes (CMDCA) con servicios directos a los jóvenes en situación de vulnerabilidad social. Por lo tanto, adoptó la entrevista semiestructurada como técnica de recogida de datos que se analizaron a partir de los supuestos de análisis de contenido. Se trata de un estudio de enfoque cualitativo, desarrollado en un barrio de la ciudad de Porto Alegre. Los análisis comprenden una discusión de los factores que influyen en la enseñanza es la constitución de Educadores Sociales, proponiendo un diálogo entre estos aspectos y cumplimiento de este profesional con jóvenes en situación de vulnerabilidad social. Es posible inferir que el análisis de la información, denota que las experiencias de aprendizaje que los sujetos tenían sobre sus vidas están estrechamente relacionados con su enseñanza siendo establecimiento y su desempeño profesional.
Palavras-chave: Educadores Sociais
Trajetórias de Aprendizagem
Aprendentes
Ensinantes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7386
Data de defesa: 10-Jan-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_MARLISE_SILVA_LEMOS_COMPLETO.pdfTexto Completo739,13 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.