Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Leticia Rosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486766H8por
dc.contributor.advisor1Gertz, René Ernaini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788604P5por
dc.contributor.advisor-co1Moreira, Paulo Roberto Staudt-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771748U8por
dc.date.accessioned2017-06-29T11:36:53Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7382-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo analisar alguns dos limites e das possibilidades de manutenção e ascensão social para os considerados homens de cor no Brasil do século XIX. Para isso, a trajetória do maestro, pardo, Joaquim José de Mendanha tornou-se o eixo principal deste trabalho. Acompanhando seu deslocamento espacial ao longo do Império, bem como os diversos contextos (sociais, políticos, raciais, culturais) em que se encontrava imerso, buscamos, através deste maestro, uma incursão por caminhos como o da música, da carreira militar e do associativismo religioso, analisando alguns dos possíveis espaços de sociabilidade para pardos e mulatos neste período. Dessa forma, ao longo dos capítulos, destacaremos os elementos que levaram esse personagem a se tornar uma importante referência no cenário musical rio-grandense, problematizando o que significava/representava a cor, enquanto não apenas referência cromática, mas como lugar social e quais características/elementos precisariam ser acionados para uma possível mobilidade no período oitocentista.por
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze some of the limitations and possibilities of preservation and social ascension for the considered men of color in the nineteenth century in Brazil. As such, the trajectory of the mulatto teacher, Joaquim José de Mendanha, has become the main axis of this work. Following his spatial displacement throughout the Empire, as well as the different contexts (social, political, racial, cultural) in which he was immersed. Through this teacher, we seek an incursion through the ways of music, military careers and religious associations, analyzing some of the possible social spaces for mulattos of this period. Thus, through out the chapters, we will highlight the elements that led to this character to become an important reference in the music scene of Rio Grande do Sul State, inquiering what color meant/ represented, not just as a chromatic reference, but as a social place where such characteristics /elements would be necessary to be activated for a possible mobility in the period of the nineteenth century.eng
dc.description.abstractEsta tesis tiene el objetivo de analizar algunos de los límites y posibilidades de mantenimiento y ascención social para los considerados hombres de color en el Brasil del siglo XIX. Para tal, la trayectoria del maestro, pardo, Joaquim José de Mendanha, se ha vuelto el eje principal de este trabajo. Acompañando su desplazamiento espacial a lo largo del Imperio, así como los diferentes contextos (sociales, políticos, raciales, culturales) en los cuales estaba inmerso. Buscamos, a través de este maestro, una incursión por los caminos como el de la música, de la carrera militar y el asociativismo religioso, analizando algunos de los posibles espacios de sociabilidad para pardos y mulatos de este período. Así siendo, en el decorrer de los capítulos, destacaremos los elementos que condujeron a este personaje a convertirse en importante referencia en el escenario musical Riograndense, problematizando lo que significaba/representaba el color, no apenas como referencia cromática, mas como lugar social donde tales características/elementos serian necesarios para ser accionados para una posible mobilidad en el período del siglo XIX.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-29T11:36:52Z No. of bitstreams: 1 TES_LETICIA_ROSA_MARQUES_COMPLETO.pdf: 2563081 bytes, checksum: 57b2d47708ee79a513e30e30320fa5c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-29T11:36:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_LETICIA_ROSA_MARQUES_COMPLETO.pdf: 2563081 bytes, checksum: 57b2d47708ee79a513e30e30320fa5c5 (MD5) Previous issue date: 2017-03-27eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168874/TES_LETICIA_ROSA_MARQUES_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJoaquim José de Mendanhapor
dc.subjectPardopor
dc.subjectTrajetóriapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO maestro Joaquim José de Mendanha : música, devoção e mobilidade social na trajetória de um pardo no Brasil oitocentistapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_LETICIA_ROSA_MARQUES_COMPLETO.pdfTexto Completo2,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.