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dc.creatorRosa, Alan Barcellos da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8762960Y3por
dc.contributor.advisor1De la Fare, Mónica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705539A1por
dc.date.accessioned2017-06-22T17:41:25Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7357-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo problematizar a implementação da Lei Federal 10.639/03 no currículo escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Alvorada/RS, com base na construção de identidades étnico-raciais dos educandos, a partir da percepção dos interlocutores da pesquisa. A referida lei, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, foi sancionada em 2003 e, a despeito do tempo de sua criação, na prática ainda se mostra pouco difundida. Com base nesse contexto, pretende-se compreender o tema das relações étnico-raciais tanto no currículo quanto na vida dos educandos de uma escola pública de Alvorada/RS que disponibiliza a modalidade EJA no Ensino Médio. Metodologicamente, este trabalho prioriza a construção de dados qualitativos e quantitativos, combinando uso de questionário aos educandos e a realização de entrevistas semi-estruturadas a educadores, educandos e equipe diretiva da escola estudada.por
dc.description.abstractThis research project aims at discussing the implementation of the federal law 10.639/03 in the EJA (young and adult education) school curriculum, based on the construction of students’ ethnic-racial identities, from the research interlocutors’ perception. The aforementioned law, which made the teaching of African and afro-Brazilian history and culture mandatory in the school curriculum, was passed in 2003 and, despite the time of its creation, its practical application is still little spread. Based on this context, this study aims at understanding the implementation process of the law 10.639/03 in a public school of Alvorada City /RS that offers EJA as a modality in High School. Methodologically, this paper will prioritize the construction of qualitative and quantitative data, combining the use of questionnaires only for the studentes and semi-strucured interviews for teachers, students and directing team of the school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-22T17:41:25Z No. of bitstreams: 1 DIS_ALAN_BARCELLOS_DA_ROSA_COMPLETO.pdf: 1645047 bytes, checksum: 1957637a5ba681de4c5f9c8e16dcfdb1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T17:41:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_ALAN_BARCELLOS_DA_ROSA_COMPLETO.pdf: 1645047 bytes, checksum: 1957637a5ba681de4c5f9c8e16dcfdb1 (MD5) Previous issue date: 2017-02-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168700/DIS_ALAN_BARCELLOS_DA_ROSA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLei 10.639por
dc.subjectIdentidades Étnico-Raciaispor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEJApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCurrículo e identidades étnico-raciais : desafios na implementação da Lei 10.639/03 no ensino médio da EJA em Alvorada/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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