Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7345
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da era das barcas à era das pontes : os debates em torno da construção da Ponte do Guaíba / Travessia Régis Bittencourt (1955-1958)
Autor: Freitas, Eduardo Pacheco 
Primeiro orientador: Martins, Luis Carlos dos Passos
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o processo de construção da Ponte do Guaíba/Travessia Régis Bittencourt, ocorrido na década de 1950, através dos debates que estiveram em sua gênese. Assim, além de recuperarmos o processo decisório em torno da obra, resgatamos as percepções e representações que circulavam sobre o Rio Grande do Sul e seu futuro naquele período. Desde a década de 1940, o grande aumento de tráfego motorizado pelas estradas regionais levava a um congestionamento do serviço de barcas que realizava a travessia do Guaíba, entre a cidade de mesmo nome e a capital Porto Alegre, tornando-o obsoleto. Em busca de uma solução, discussões foram iniciadas dentro do campo técnico, onde divergências a respeito da melhor alternativa para a chamada “travessia a seco do Guaíba” surgiram entre os engenheiros, e também no campo político, onde a obra era encarada pela maior parte dos agentes como fundamental para o progresso do Rio Grande do Sul e por uma minoria como um gasto desnecessário. Contudo, desde o surgimento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em 1938, uma política de substituição por pontes dos serviços de barcas que efetuavam as travessias de rios em todo o Estado já havia sido colocada em marcha, servindo estas experiências como preâmbulo para uma das maiores obras de engenharia rodoviária daquele período no Brasil, a Travessia Régis Bittencourt. Para cumprirmos nosso objetivo, trazemos na dissertação vasta documentação, dividida em dois tipos de fontes. No primeiro tipo, trabalhamos com documentos produzidos pelo Daer, onde dados e discussões técnicas nos ajudam a compreender melhor não somente a realização da obra, mas a relação que se estabelece entre a construção de pontes e o progresso. Como segundo tipo de fonte, utilizamos os debates na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Alergs), que nos permitem uma melhor visão acerca da participação do campo político no processo.
Abstract: This thesis aims to analyze the process of construction of the Guaíba’s Bridge/Travessia Régis Bittencourt, occurred in the 1950s, through the debates that were in its genesis. Thus, in addition to recovering the decision-making process around the work, we rescued as perceptions and representations that circulated about Rio Grande do Sul and its future in that period. Since the 1940s, the large increase in motorized traffic by regional roads led to a congestion of the boat service that crossed the Guaíba, between a city of the same name and a capital Porto Alegre, making it obsolete. In search of a solution, discussions began within the technical field, where divergences regarding the best alternative to the so-called "dry crossing of the Guaíba" arose among the engineers, and also in the political field, where the work was viewed by most agents as fundamental for the progress of Rio Grande do Sul and for a minority as an unnecessary expense. However, since the emergence of the Departamento de Estradas de Rodagem (Daer) in 1938, a policy of replacing bridges of riverboat services across the state had already been set in motion, preamble to one of the largest road engineering works of that period in Brazil, Travessia Régis Bittencourt. To accomplish our goal, we bring in the thesis vast documentation, divided into two types of sources. In the first type, we work with documents produced by Daer, where data and technical discussions help us to better understand not only the achievement of the work, but the relationship between bridge building and progress. As a second source, we use the debates in the Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Alergs), which allow us to better understand the participation of the political field in the process.
Palavras-chave: Travessia Régis Bittencourt
Ponte do Guaíba
Barcas
Daer
História
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7345
Data de defesa: 30-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_EDUARDO_PACHECO_FREITAS_COMPLETO.pdfTexto Completo1,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.