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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pedro Figari : os esquecidos da República
Autor: Ruskowski, Camila Barreto 
Primeiro orientador: Kern, Maria Lúcia Bastos
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar a proposta de identidade nacional e artística que Pedro Figari articula em suas produções escritas e pictóricas, ao visibilizar os negros uruguaios e o gaucho miscigenado. Para tal, a pesquisa focaliza os dispositivos artísticos de fixação de identidade e de memória. O recorte temporal da pesquisa abrange a primeira metade do século XX, momento em que as questões relacionadas ao nacionalismo estão emergentes, tanto no debate político como no artístico. As comemorações do centenário de independência do Uruguai fomentam com mais afinco os debates e as viabilizações dos dispositivos de uma identidade-memória nacional. Nesse contexto, há a retomada da figura do gaucho (caucasiano) como herói nacional, construída a partir de ressignificações históricas. Pedro Figari encontra a produção acadêmica tradicional balizada pelo padrão clássico europeu e fomentada pelo governo, sendo dissonante em meio à produção artística e política do período.
Abstract: Esta tesis de maestría tiene como objetivo analizar la propuesta nacional de identidad y artístico que Pedro Figari articula en su producción escrita y pictórica, para visualizar los negros uruguayos y los gauchos cruzados. Con este fin, la investigación se centra en los dispositivos de fijación de identidad y la memoria. El marco de tiempo de la investigación abarca la primera mitad del siglo XX, tiempo en que las cuestiones relacionadas con el nacionalismo están surgiendo tanto en el debate político como en el arte. Las celebraciones del centenario de la independencia de Uruguay fomentan los debates y hacen viable los dispositivos de una identidad-memoria nacional. En este contexto, la recuperación de la figura del gaucho (blanco) como un héroe nacional, construido a partir de la reinterpretación histórica. Pedro Figari encuentra la producción académica tradicional impulsado por la norma europea clásica y promovida por el gobierno, siendo disonante en medio de la producción artística y política del período.
Palavras-chave: Pedro Figari
Arte
Nação/Nacionalismo
Candombe
Gaucho
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7342
Data de defesa: 17-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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