Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPires, Andréia Alves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556509U7por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Charles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3por
dc.date.accessioned2017-05-29T16:52:58Z-
dc.date.issued2017-01-18-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7312-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o romance inédito O céu riscado na pele e a reflexão teórico-crítica que o acompanha. Do que é feita uma mulher? Quem vem primeiro: a mãe ou a filha? São conflitos íntimos que Lúcia, a protagonista, quer resolver enquanto lida com a própria experiência de maternidade. Narrativa que tem por pulsão o movimento do feminino e que funda em si um microcosmo de mobilidade cultural baseado em deslocamento, O céu riscado na pele é uma história de mulheres contada por mulheres, sobre as maneiras pelas quais uma mulher se compreende sujeito em seu mundo a partir de determinadas condições de existência e em complexa e profunda relação com as mulheres que a precederam e eventualmente a sucederão. O estudo sobre o percurso narrativo realizado discute o problema teórico do deslocamento e as relações com o tema da maternidade, desenvolve as concepções temática, compositiva e enunciativa que orientaram a escrita do texto ficcional e demonstra o processo criativo do romance, propondo uma poética do deslocamento autoral singular.por
dc.description.abstractThis work presents the unpublished novel O Céu riscado na pele and the theoretical-critical reflection that accompanies it. What is a woman made of? Who comes first: the mother or the daughter? These are intimate conflicts that Lúcia, the protagonist, wants to solve while dealing with her own experience of motherhood. Narrative that has by impulse the movement of the feminine and that founds in itself a microcosm of cultural mobility based on displacement, O céu riscado na pele is a history of women told by women, on the ways in which a woman understands herself as subject in its world from certain conditions of existence and in complex and deep relation with the women who preceded and will eventually succeed. The study on the narrative course carried out discusses the theoretical problem of displacement and the relations with the topic of motherhood, develops thematic, compositional and enunciative conceptions that guided the writing of the fictional text and demonstrates the creative process of the novel, proposing a singular poetics of the authorial displacement.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier (caroline.xavier@pucrs.br) on 2017-05-29T16:52:58Z No. of bitstreams: 1 TES_ANDREIA_ALVES_PIRES_PARCIAL.pdf: 1182947 bytes, checksum: 020bfbff04c4a2adbb18ec12b582a24d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-29T16:52:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_ANDREIA_ALVES_PIRES_PARCIAL.pdf: 1182947 bytes, checksum: 020bfbff04c4a2adbb18ec12b582a24d (MD5) Previous issue date: 2017-01-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168390/TES_ANDREIA_ALVES_PIRES_PARCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeslocamentopor
dc.subjectMaternidadepor
dc.subjectEscrita Criativapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO céu riscado na pele : uma poética do deslocamentopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_ANDREIA_ALVES_PIRES_PARCIAL.pdfTexto Parcial1.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.