Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/729
Document type: Dissertação
Title: Satisfação conjugal em indivíduos atendidos em um serviço de atenção primária à saúde de um setor da cidade de Porto Alegre : sua associação com sintomas do transtorno do humor
Author: Canals, Aneron de Avila 
Advisor: Argimon, Irani Iracema de Lima
Abstract (native): O presente estudo é composto por duas secções. A primeira é uma revisão teórica das principais bases de dados (Scielo, Lilacs, Proquest, Medline, Psycinfo e Web of Science) das áreas de psiquiatria e psicologia no período de janeiro de 2000 a junho de 2010. Foram usados como descritores marital satisfaction OR marital dissatisfaction AND mood disorders OR affective disorders OR depression OR bipolar disorders e selecionados no total 08 (oito) artigos que abordavam o tema dos fatores associados a relação satisfação conjugal e transtornos do humor. Com relação aos sintomas depressivos, observou-se que a insatisfação conjugal não só está relacionada a esses sintomas, mas também à intensidade deles. Para o Transtorno Bipolar há uma maior desarmonia quando o indivíduo encontra-se na fase maníaca. A segunda secção refere-se a um estudo quantitativo e transversal com o objetivo de avaliar a satisfação conjugal e sua relação com os transtornos do humor em indivíduos que são atendidos no Campus Avançado Vila Fátima da PUCRS. A prevalência de indicadores de sintomas depressivos, moderado e grave, foi de 27% e sintomas hipomaníacos foi de 15,6% para os indivíduos casados. Foi verificada a relação de sintomas depressivos e insatisfação conjugal. É importante reforçar a necessidade de novas pesquisas com delineamento longitudinal, bem como de estudos que possam incluir o cônjuge do individuo que apresenta transtorno do humor para melhor entendimento dessa associação.
Keywords: PSICOLOGIA
SATISFAÇÃO CONJUGAL
TRANSTORNO BIPOLAR
RELAÇÃO HOMEM-MULHER
CASAIS - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: CANALS, Aneron de Avila. Satisfação conjugal em indivíduos atendidos em um serviço de atenção primária à saúde de um setor da cidade de Porto Alegre : sua associação com sintomas do transtorno do humor. 2011. 2 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/729
Issue Date: 13-Jan-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
429596.pdfTexto Completo1.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.