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dc.creatorMartins, Marcel Neves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263541Z0por
dc.contributor.advisor1Dornelles, Beatriz Corrêa Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704418U9por
dc.date.accessioned2017-03-31T16:54:32Z-
dc.date.issued2017-01-09-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7207-
dc.description.resumoNesta tese problematiza-se a construção de um sentido popular da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pelo jornal Zero Hora, da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O objetivo geral do estudo é compreender como Zero Hora construiu, por meio da prática da folkcomunicação em seus textos, um sentido popular para o megaevento esportivo durante o período de realização da competição no país, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. A metodologia utilizada é a da “análise de conteúdo”, de Laurence Bardin. Investiga-se o “Jornal da Copa”, caderno especial de Zero Hora, criado para a cobertura e a tematização do acontecimento, com circulação nas edições diárias de ZH, do dia 12 de junho a 14 de julho de 2014. A análise apresentada é produto da exploração de cerca de 300 textos entre notícias, reportagens e crônicas. As matérias foram distribuídas em seis eixos temáticos – “jogos”, “gente”, “Porto Alegre”, “protagonistas”, “Seleção Brasileira” e “polícia” –, que orientaram o exame das estratégias comunicacionais de Zero Hora para a Copa de 2014. A hipótese de trabalho, validada na análise, é a de que Zero Hora, como veículo jornalístico da imprensa de referência, praticou um jornalismo popular, através de um processo de folkcomunicação. A investigação apontou que o sentido popular da Copa do Mundo de 2014, projetado por Zero Hora, foi o da integração da imprensa com o acontecimento e com o público do jornal, principalmente com os leitores da seção de Esportes e com fanáticos ou apenas simpatizantes do futebol, audiência potencial da competição. Zero Hora procurou promover a integração da comunidade local como um todo ao megaevento esportivo pelo engajamento de seus jornalistas na midiatização da Copa de 2014. A análise explicita a tentativa de uma união mental da sociedade. Nossa pesquisa se sustenta, em âmbito epistemológico, no paradigma da folkcomunicação, de Luiz Beltrão (1918-1986), posicionando-se na linha de estudos da folkmídia, que explora os processos de apropriação da cultura popular pelos meios de comunicação de massa.por
dc.description.abstractThis thesis examines the construction of a popular sense of the 2014 World Cup, in Brazil, by the Zero Hora newspaper, from Porto Alegre, Rio Grande do Sul‟s capital. The study overall objective is realize how Zero Hora built a popular sense for the mega-sports event, through folkcommunication in their texts, during the course of the competition in Brazil, from June 12 to July 13, 2014. Laurence Bardin‟s “content analysis” was adopted as research method to investigate the special section of Zero Hora, created to cover and thematize the World Cup, “Jornal da Copa”, with daily circulation in the editions of ZH, from June 12 to July 14, 2014. The presented analysis resulted from exploring about 300 texts between news, articles and stories. The subjects were divided into six thematic areas – “games”, “people”, “Porto Alegre”, “protagonists”, “Brazilian Soccer Team” and “police” –, that guided the examination of Zero Hora‟s communication strategies for the 2014 World Cup. The working hyphotesis, validated by the analysis, is that Zero Hora, as reference press, practiced a popular journalism, through a folkcommunication process. The research pointed that the popular sense of the 2014 World Cup intended by Zero Hora was the integration between the press and the event and the press with the newspaper‟s readers, manly with the sports sections readers and soccer supporters, potential competition audience. Zero Hora sought to promote the integration of the local community as a whole to the mega-sports event by the engagement of its journalists in media coverage of the 2014 World Cup. The analysis shows the attempt of a society mental union. Our research is based on Luiz Beltrão (1918- 1986) folkcommunication paradigm, positioning itself in the folkmídia studies that explores the popular culture appropriation processes by the mass media.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-03-31T16:54:32Z No. of bitstreams: 1 TES_MARCEL_NEVES_MARTINS_COMPLETO.pdf: 5499979 bytes, checksum: 204bbb9ccec1909b288332abd1654cd8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-31T16:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_MARCEL_NEVES_MARTINS_COMPLETO.pdf: 5499979 bytes, checksum: 204bbb9ccec1909b288332abd1654cd8 (MD5) Previous issue date: 2017-01-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/167694/TES_MARCEL_NEVES_MARTINS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFOLKCOMUNICAÇÃOpor
dc.subjectZERO HORA (JORNAL) - ANÁLISE DO DISCURSOpor
dc.subjectJORNALISMO - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleFolkcomunicação na imprensa de referência : um sentido popular da copa do mundo de 2014 no Jornal Zero Horapor
dc.typeTesepor
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