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Document type: Dissertação
Title: Efeitos de uma intervenção baseada no treinamento de habilidades da terapia comportamental dialética em indivíduos com obesidade
Author: Cancian, Ana Carolina Maciel 
Advisor: Oliveira, Margareth da Silva
Abstract (native): Nos últimos 30 anos, a prevalência da obesidade no mundo dobrou e de acordo com levantamentos nacionais, cerca de 18% dos brasileiros estão obesos. A obesidade traz riscos à saúde física e psicológica e grande parte da prevenção e modificação desta condição multicausal depende de modificações no comportamento. Entretanto, alguns aspectos psicológicos podem ser entraves para tratamentos bem-sucedidos, já que o comer as vezes pode estar associado a função de regular estados emocionais aversivos. A Terapia Comportamental Dialética (TCD) é uma abordagem que sugere que comportamentos problema podem ser tentativas efetivas a curto prazo para regular emoções, porém trazendo prejuízos a longo prazo. Por isto, é central na TCD que os indivíduos aprendam um novo repertório de habilidades que auxiliem a lidar com as emoções. Na Seção 1 deste estudo foi avaliado o efeito de uma intervenção de 10 sessões baseada no Treinamento de Habilidades da TCD sobre a regulação emocional, sintomas psiquiátricos e comportamentos disfuncionais e adaptativos em obesos adultos que foram randomizados para a condição intervenção ou para uma lista de espera. Foi utilizado um delineamento quase experimental longitudinal, com medidas no pré-teste e pós-teste. Os critérios de inclusão foram (a) IMC igual ou acima de 30, (b) adultos com idade entre 18 e 59 anos e (c) pelo menos 8 anos de estudo formal. Foram excluídos participantes que possuíssem (a) sintomas psicóticos, (b) ideação suicida ativa ou tentativa de suicídio ao longo do último ano, (c) os transtornos por uso de substâncias e (d) que já haviam recebido qualquer tratamento com componentes da TCD. Os instrumentos utilizados no pré-teste e pós-teste foram a Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS), Escala de Compulsão Alimentar Periódica (ECAP), Emotional Eating Scale (EES), Intuitive Eating Scale (IES-2), Mindful Eating Questionnaire (MEQ) e Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). A amostra foi composta por 31 indivíduos obesos divididos em Grupo Intervenção (n = 14) e lista de espera (n = 17). Com base nos grandes tamanhos de efeito, os resultados mostraram que uma intervenção baseada no treinamento de habilidades da TCD pode ser eficaz na redução da gravidade da compulsão alimentar, na melhora de sintomas depressivos e no aumento de comportamentos alimentares adaptativos, como o comer intuitivo, mais conectado com sinais fisiológicos de fome e saciedade. No entanto, o estudo não possui poder estatístico para conclusões fortes. Estes resultados são, portanto, preliminares e exigem repetições com amostras maiores. A Seção 2 teve objetivo analisar a equivalência semântica da DERS para o português brasileiro. Para isto um processo de adaptação foi realizado em cinco etapas: (1) tradução; (2) tradução reversa; (3) correção e adaptação semântica com a autora do instrumento original; (4) validação de conteúdo por juízes especialistas (n = 10) e; (5) avaliação pela população geral através de uma escala verbal numérica (n = 28). Os resultados apontam que a versão final manteve equivalência semântica satisfatória, com bons níveis de compreensibilidade pelos juízes especialistas e população geral e aprovação final da autora do instrumento original.
Abstract (english): Over the past 30 years, the prevalence of obesity in the world has doubled, and according to national surveys, about 18% of Brazilians are obese. Obesity is associated with risks to physical and psychological health and a great share of prevention and modification of this multifactorial condition relies on behavior changes. However, some psychological aspects may be barriers to successful treatments, especially when eating is associated with regulation of aversive emotional states. The Dialectical Behavior Therapy (DBT) is an approach that conceptualize problem behaviors as effective attempts to regulate emotions in the short term, but not effective in the long-term. Therefore, it is a central goal in DBT that individuals learn a new repertoire of skills that help to deal with emotions. Section 1 of this study analyzes the effects of a 10 session intervention based on DBT Skills Training on emotion regulation, psychiatric symptoms and dysfunctional and adaptive eating behaviors in obese adults who were randomly assigned to intervention group or to a waiting list comparison condition. This study had measures at pre and posttest, and was quasi experimental. Inclusion criteria were (a) BMI equal to or over 30, (b) adults aged 18 to 59 and (c) at least 8 years of formal study. Participants were excluded if they presented (a) psychotic symptoms, (b) active suicidal ideation or attempted suicide over the last year, (c) the use disorders substances and (d) that had already received any treatment with DBT components. The scales used in the pretest and posttest were Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS), Binge Eating Scale (BES), Emotional Eating Scale (EES), Intuitive Eating Scale (IES-2), Mindful Eating Questionnaire (MEQ) and Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). The sample consisted of 31 obese subjects divided into intervention group (n = 14) and waiting list (n = 17). Based on the large effects sizes, the results show that the intervention based on DBT skills training might be effective in reducing the severity of binge eating, improving depressive symptoms and increasing adaptive eating behaviors such as intuitive eating, that is, eating more connected with physiological signals of hunger and satiety. However, the study lacks statistical power to support strong conclusions. These results are therefore preliminary and require replications with larger samples. Section 2 aimed to analyze the semantic equivalence of the DERS for Brazilian Portuguese. For that, it was utilized a five-step adaptation process: (1) translation; (2) back translation; (3) correction and semantic adaptation with the author of the original instrument; (4) content validation by expert judges (n = 10) and; (5) assessment by the general population through a numeric verbal scale (n = 28). The results show that the final version had satisfactory semantic equivalence, with good comprehensibility by expert judges and general population and final approval of the author of the original instrument.
Keywords: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
OBESIDADE - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
PSICOLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7158
Issue Date: 29-Nov-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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