Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/715
Tipo do documento: Dissertação
Título: Qualidade de vida e bem-estar espiritual em pessoas vivendo com HIV/AIDS
Autor: Calvetti, Prisla ücker 
Primeiro orientador: Nunes, Maria Lúcia Tiellet
Resumo: Para a obtenção do Grau de Mestre, seguindo as normas do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS, apresentam-se dois artigos confeccionados para serem encaminhados a dois periódicos científicos. O primeiro se refere a uma revisão bibliográfica sobre a construção de aspectos que fundamentam a presente pesquisa. Esse intitula-se Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva: perspectivas e desafios. O segundo, referente ao artigo empírico, intitula-se Qualidade de Vida e Bem-estar Espiritual em Pessoas Vivendo com HIV/Aids. No artigo de revisão bibliográfica, buscou-se discutir a interface entre Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva. A ênfase dada foi aos aspectos sadios do desenvolvimento humano, como a religiosidade e a espiritualidade, que contribuem para o processo de resiliência do indivíduo no contexto de saúde. O artigo empírico apresentou resultados e discussão a partir do objetivo de investigar qualidade de vida e bem-estar espiritual em 200 pessoas vivendo com HIV/Aids, bem como a correlação entre estes aspectos. O estudo foi desenvolvido em dois centros de saúde da rede pública de Porto Alegre, RS, sendo utilizados como instrumentos para a coleta uma ficha de dados sociodemográficos e da situação clínica, a Escala de Bem-estar Espiritual (SWBS) e o questionário de qualidade de vida (WHOQOL HIV bref). Na análise estatística, foi realizada a Correlação de Spearman e o teste de Mann-Whitney, tendo como nível de significância 5% (p ≤ 0,05). Os resultados apontam que existe correlação positiva entre bem-estar espiritual e qualidade de vida. Destaca-se que os domínios físico, relações sociais e espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais do grupo sintomático/Aids apresentaram correlações significativas com o bem-estar religioso, bem-estar existencial e o bem-estar espiritual. Neste estudo, pode-se pensar que a religiosidade-espiritualidade tende a contribuir no processo de resiliência da pessoa que vive com HIV/Aids e pode ser considerado fator de proteção à saúde.
Palavras-chave: PSICOLOGIA CLÍNICA
SAÚDE - PSICOLOGIA
AIDS - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: CALVETTI, Prisla ücker. Qualidade de vida e bem-estar espiritual em pessoas vivendo com HIV/AIDS. 2006. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/715
Data de defesa: 31-Jul-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
381569.pdfTexto Completo1,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.