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dc.creatorPasini, Vera Lúcia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792282E0por
dc.contributor.advisor1Guareschi, Neuza Maria de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783630D9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:43Z-
dc.date.available2010-09-03-
dc.date.issued2010-04-16-
dc.identifier.citationPASINI, Vera Lúcia. Residência multiprofissional em saúde : de aventura quixotesca à política de formação de profissionais para o SUS. 2010. 155 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/713-
dc.description.resumoEsta tese apresenta uma cartografia dos processos de formação em Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS), tomando a Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC) como caso-pensamento que a coloca em movimento. O percurso da escrita revisita acontecimentos na história das RMS desde a década de 1970, registrando elementos significativos em relação a esta proposta, que inicialmente se apresentava como uma aventura proposta por poucos e nos anos 2000 emerge como uma política de formação de profissionais para o SUS. Discutem-se as ferramentas conceituais que sustentam as políticas de aprendizagem presentes neste processo de formação e seus efeitos sobre os processos de produção de subjetividade dos aprendizes e ensinantes envolvidos. A partir dos elementos tomados em análise pelo processo cartográfico são apresentados alguns desafios presentes nas RMS e que apontam para a produção de subjetividades inventivas: a formação em serviço, o trabalho em equipe e a ampliação do conceito de saúde, que se impõe a partir da emergência do SUS. As RMS são consideradas, mais do que espaços de absorção de informações, conhecimentos, modelos, que resultam em especialistas, como um tempo para a reinvenção de si e do mundo, através da crítica ao modelo de racionalidade moderna ainda presente na atenção em saúde e nos processos de ensino-aprendizagem na saúde.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425610.pdf: 1566128 bytes, checksum: 5adef2f045551c9ba4f69187455ba50e (MD5) Previous issue date: 2010-04-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7180/425610.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectSISTEMA ÚNICO DE SAÚDEpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectSUBJETIVIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleResidência multiprofissional em saúde : de aventura quixotesca à política de formação de profissionais para o SUSpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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