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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/713
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pasini, Vera Lúcia | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792282E0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Guareschi, Neuza Maria de Fátima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783630D9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:43Z | - |
dc.date.available | 2010-09-03 | - |
dc.date.issued | 2010-04-16 | - |
dc.identifier.citation | PASINI, Vera Lúcia. Residência multiprofissional em saúde : de aventura quixotesca à política de formação de profissionais para o SUS. 2010. 155 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/713 | - |
dc.description.resumo | Esta tese apresenta uma cartografia dos processos de formação em Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS), tomando a Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC) como caso-pensamento que a coloca em movimento. O percurso da escrita revisita acontecimentos na história das RMS desde a década de 1970, registrando elementos significativos em relação a esta proposta, que inicialmente se apresentava como uma aventura proposta por poucos e nos anos 2000 emerge como uma política de formação de profissionais para o SUS. Discutem-se as ferramentas conceituais que sustentam as políticas de aprendizagem presentes neste processo de formação e seus efeitos sobre os processos de produção de subjetividade dos aprendizes e ensinantes envolvidos. A partir dos elementos tomados em análise pelo processo cartográfico são apresentados alguns desafios presentes nas RMS e que apontam para a produção de subjetividades inventivas: a formação em serviço, o trabalho em equipe e a ampliação do conceito de saúde, que se impõe a partir da emergência do SUS. As RMS são consideradas, mais do que espaços de absorção de informações, conhecimentos, modelos, que resultam em especialistas, como um tempo para a reinvenção de si e do mundo, através da crítica ao modelo de racionalidade moderna ainda presente na atenção em saúde e nos processos de ensino-aprendizagem na saúde. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425610.pdf: 1566128 bytes, checksum: 5adef2f045551c9ba4f69187455ba50e (MD5) Previous issue date: 2010-04-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7180/425610.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA SOCIAL | por |
dc.subject | FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | SUBJETIVIDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Residência multiprofissional em saúde : de aventura quixotesca à política de formação de profissionais para o SUS | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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File | Description | Size | Format | |
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425610.pdf | Texto Completo | 1.53 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
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