Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/711
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tomada de decisão no iowa gambling task : estudos comparativos quanto às variáveis idade e escolaridade e estudo correlacional
Autor: Núñez Carvalho, Janaína Castro 
Primeiro orientador: Fonseca, Rochele Paz
Resumo: No âmbito da neuropsicologia cognitiva e clínica, o Iowa Gambling Task (IGT) é uma tarefa internacionalmente reconhecida na avaliação da tomada de decisão, um construto considerado uma das funções executivas (FE) quentes por muitos autores. Embora já possua uma validade reconhecida em populações clínicas, principalmente em pessoas que sofreram lesões no córtex pré-frontal ventromedial, o IGT ainda carece de dados com populações saudáveis, principalmente em relação a características sócio-demográficas que poderiam influenciar sua performance e a dados normativos com padrão de desempenho que auxilie o seu uso diagnóstico neuropsicológico na população brasileira. Nesta dissertação é apresentada uma revisão sistemática sobre o papel de variáveis sócio-demográficas no processamento da tomada de decisão no IGT e três estudos empíricos. As duas primeiras investigações avaliam, respectivamente, o papel das variáveis escolaridade e idade no desempenho executivo examinado pelo IGT e o terceiro artigo empírico correlaciona o processamento requerido pelo IGT com aquele avaliado por três outros instrumentos que mensuram FE: o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WSCT), o Teste Hayling e o Trail Making Test (TMT). Dentre os principais achados teóricos da revisão sistemática, os estudos não apresentam dados conclusivos quanto à escolaridade e ao sexo/gênero; em contrapartida, quanto à idade, a maioria das pesquisas encontra uma maior curva de aprendizagem nos adultos jovens quando comparados a idosos. No que diz respeito ao estudo empírico 1, observou-se um papel da escolaridade no IGT com ocorrência de aprendizagem com diferença entre blocos apenas no grupo de alta escolaridade. No segundo estudo, houve diferenças significativas nas curvas de aprendizagem entre 9 adultos jovens e adultos idosos. No entanto, a partir dos dois estudos, as variáveis sóciodemográficas idade e escolaridade não influenciaram significativamente o desempenho global, avaliado pelo cálculo total no IGT. No Estudo 3, foi encontrada apenas correlação entre o desempenho global no IGT e o tempo da parte B do Teste Hayling, evidenciando uma associação entre uma maior velocidade de processamento envolvido com a inibição e uma tomada de decisão mais vantajosa. Porém, não foram observadas correlações significativas entre o desempenho global no IGT e escores do WCST e do TMT. Por outro lado, considerando-se o escore do primeiro bloco do IGT, foram encontradas relações inversas entre este e alguns escores dos demais instrumentos de exame das FE. Estes dados reforçam a discussão atual sobre os multicomponentes das FE e sugerem diferenças de mecanismos implícitos e explícitos entre os distintos blocos que compõem a tarefa. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre as diferenças de interpretações dos estudos dependendo do escore utilizado para a compreensão de uma tomada de decisão vantajosa: o cálculo total ou o cálculo por blocos.
Palavras-chave: NEUROPSICOLOGIA
TOMADA DE DECISÕES
ENVELHECIMENTO
EDUCAÇÃO
COGNIÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/711
Data de defesa: 6-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
423658.pdfTexto Completo516,68 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.