Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7098
Tipo do documento: Dissertação
Título: A forma de apresentação das informações nutricionais em embalagens de alimentos e o impacto na decisão de compra dos pais
Autor: Ricci, Bianca Castro da Silva Maraninchi 
Primeiro orientador: Brasil, Vinícius Sittoni
Resumo: A rotulagem nutricional ganhou importância estratégica com o aumento do conhecimento dos consumidores acerca da importância da alimentação para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Com isso, a atenção de pesquisadores na área do marketing vem se voltando ao impacto das embalagens de alimentos no processo de decisão de compra. O presente estudo busca identificar se as diferentes formas de apresentação da informação nutricional (também chamados sistemas de informação) no painel frontal dos rótulos de alimentos têm impacto na percepção de saudabilidade e na intenção de compra. Para isso, foram avaliados os fatores “características individuais” e “conhecimento nutricional” categorizados por Drichoutis, Lazaridis e Nayga (2005); “atitude geral para com os sistemas de informação”, categorizada por Kaltcheva, Patino e Leventhal (2013); e “percepção de saudabilidade” e “simpatia do consumidor”, conforme proposta de Feunekes et al. (2008). Foi realizado um levantamento do tipo survey, on line, de natureza descritiva, contendo variáveis quantitativas, com uma amostra de pais de crianças com idade entre 2 e 12 anos. O resultado identificou diferenças significativas na percepção de saudabilidade e na intenção de compra diante de diferentes formas de apresentação da informação nas embalagens de alimentos. A inclusão de uma informação nutricional ao painel frontal aumenta a percepção de saudabilidade dos pais em relação ao produto. As embalagens que reúnem mais informações foram apontadas como de maior credibilidade, de mais fácil compreensão, que mais agradam, percebidas como de produtos mais saudáveis e ainda aumentam a intenção de compra. O trabalho discute minuciosamente os resultados encontrados, implicações acadêmicas e gerenciais, bem como sugere avanços para pesquisas futuras.
Abstract: Nutrition labeling has become strategically important with the increasing awareness of consumers about the importance of nutrition for health promotion and disease prevention. The attention of researchers in the marketing area is thus turning to the impact of food packaging in the purchase decision process. This study seeks to identify whether the different forms of presentation of nutrition information (also called information systems) on the front panel of food labels have an impact on the perception of healthiness and purchase intent. For this, we evaluated the factors "individual characteristics" and "nutritional knowledge", categorized by Drichoutis, Lazaridis and Nayga (2005); "General attitude toward information systems," suggested by Kaltcheva, Patino and Leventhal (2013); and "perception of healthiness" and "user friendliness", as proposed by Feunekes et al. (2008). An online descriptive survey, with quantitative variables, has focused on parents with children aged from 2 to 12 years. The results show significant differences in the perception of healthiness and purchase intent based on different information systems used in food packaging. The results, academic and managerial implications are thoroughly discussed and improvements for future research are suggested.
Palavras-chave: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MARKETING
TOMADA DE DECISÕES
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7098
Data de defesa: 31-Ago-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_BIANCA_CASTRO_DA_SILVA_MARANINCHI_RICCI_COMPLETO.pdfTexto Completo3,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.