Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/699
Tipo do documento: Dissertação
Título: O olhar de psicanalistas que escutam a adolescência : singularidades da clínica atual
Autor: Ayub, Renata Cardoso Plácido 
Primeiro orientador: Macedo, Mônica Medeiros Kother
Resumo: Mudanças inerentes à complexa passagem da vida infantil para a vida adulta caracterizam a adolescência. Trata-se de um tempo do ciclo vital marcado pela intensidade de sentimentos e experiências quanto ao processo identitário, que somam às modificações decorrentes da puberdade. As contínuas transformações experenciadas pelos adolescentes têm sido objeto de estudo da clínica psicanalítica em função da importância que adquirem no contexto da saúde psíquica. Esta dissertação tem o objetivo de identificar e abordar, a partir da experiência de escuta de psicanalistas, características e peculiaridades que marcam a clínica com adolescentes no contexto contemporâneo. Foram elaboradas duas seções sobre o tema: uma teórica e uma empírica. O estudo teórico refere-se, a partir de uma revisão da literatura, às possibilidades de enlaces entre as grandes transformações da adolescência e às exigências do contexto sociocultural contemporâneo. É possível constatar que as demandas culturais podem se sobrepor às características típicas deste período do ciclo vital, resultando, assim, na existência de padecimentos psíquicos. A seção empírica desenvolve um estudo de cunho qualitativo, que objetiva conhecer e compreender características e peculiaridades da clínica contemporânea da adolescência, a partir da vivência de psicanalistas, considerando o exercício da escuta analítica. Foram entrevistados dez psicanalistas da cidade de Porto Alegre, com atuação de, no mínimo, dez anos no atendimento clínico a pacientes adolescentes. Por meio da técnica de Análise de Conteúdo, foram identificadas três categorias finais, ilustradas com vinhetas das falas dos participantes: a respeito da família e da escola como campos fundamentais da experiência intersubjetiva do adolescente; a necessidade de recursos psíquicos frente às exigências para o enfrentamento do processo de ressignificação do si mesmo; e, por último, os desafios e inquietações no campo analítico no que diz respeito às especificidades teóricas e técnicas a partir da escuta de adolescentes. Para a discussão dos achados, lançou-se mão do referencial psicanalítico. Os aspectos encontrados nesta dissertação permitem um melhor conhecimento sobre a articulação das demandas da cultura atual com as modalidades psicopatológicas que se fazem presentes na clínica psicanalítica da adolescência. Da mesma forma, o espaço da análise evidencia-se neste estudo como uma relevante possibilidade de construção e atribuição de significado aos padecimentos psíquicos da adolescência de modo a viabilizar desdobramentos saudáveis às suas vivências.
Palavras-chave: PSICOLOGIA CLÍNICA
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
PSICANÁLISE
ADOLESCENTES
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: AYUB, Renata Cardoso Plácido. O olhar de psicanalistas que escutam a adolescência : singularidades da clínica atual. 2009. 76 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/699
Data de defesa: 21-Dez-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
421854.pdfTexto Completo336,97 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.