Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHillesheim, Betina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701550Y3por
dc.contributor.advisor1Guareschi, Neuza Maria de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783630D9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:40Z-
dc.date.available2006-12-28-
dc.date.issued2006-12-07-
dc.identifier.citationHILLESHEIM, Betina. Entre a literatura e o infantil : uma infância. 2006. 136 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/697-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender as articulações entre a literatura infantil e a infância, a partir da literatura infantil brasileira contemporânea. Para isto, problematiza-se a adjetivação infantil e seu entrelaçamento com um projeto pedagógico para a infância, o que lhe confere um estatuto menor como literatura. Entretanto, busca-se a inversão do termo menor, dimensionando-o não como inferioridade, mas como potência e possibilidade de resistência. Deste modo, procede-se a análise de alguns livros infantis, buscando apontar a ambigüidade desta produção literária: por um lado, investimento dos saberes-poderes modernos sobre a infância; por outro, invenção de novos mundos. Para essa discussão, este trabalho pautou-se especialmente em Foucault, Deleuze e Guattari, com o propósito de refletir sobre as complexas relações entre os projetos pedagógico e estético presentes na literatura infantil e de que modo a mesma delineia a infância. Portanto, a partir dos discursos sobre o infantil, volta-se para a produção de modos de existência, isto é, para as práticas que permitem ver, falar e viver a infância de determinadas formas, construindo modos de ser e estar no mundo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385853.pdf: 778542 bytes, checksum: f906aa4d4b512295e9fc32a26f59d6e4 (MD5) Previous issue date: 2006-12-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7188/385853.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectLITERATURA INFANTIL - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectLIVROS E LITERATURA PARA CRIANÇASpor
dc.subjectSIMBOLISMO (LITERATURA)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEntre a literatura e o infantil : uma infânciapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
385853.pdfTexto Completo760,29 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.