Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6951
Tipo do documento: Dissertação
Título: Metáforas no português acadêmico
Autor: Presotto, Leticia 
Primeiro orientador: Molsing, Karina Veronica
Resumo: O presente trabalho propõe analisar e discutir o uso de metáforas no português acadêmico da graduação, assumindo que o sistema conceitual do ser humano é fundamentalmente metafórico por natureza (Lakoff & Johnson, 1980). Segundo Herrmann (2013), a metáfora desempenha um papel crucial no discurso acadêmico e tem alimentado discussões acadêmicas. Nas últimas décadas, o fenômeno da metáfora passou a ser abordado a partir de diversas perspectivas, como da Linguística, Psicologia, Antropologia, Ciências da Computação e suas interfaces. A fim de abordar a questão no português acadêmico e promover uma caracterização para esse tipo de discurso, bem como auxiliar alunos brasileiros e estrangeiros no que se refere ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa, analisamos um corpus constituído por artigos acadêmicos publicados por alunos de graduação (falantes nativos do português brasileiro) de uma universidade privada do Brasil das áreas da Comunicação e das Ciências da Computação. A partir da análise do corpus, observou-se que as áreas estudadas parecem utilizar as metáforas de forma diferenciada, apresentando características distintas em cada uma delas.
Abstract: This study aims to analyze and discuss the use of metaphors in undergraduate academic Portuguese, assuming that the conceptual system of the human being is fundamentally metaphorical in nature (Lakoff & Johnson, 1980). According to Herrmann (2013), metaphor plays a crucial role in academic discourse and it has been discussed in the academic environment. In the last decades, different perspectives have been studied metaphor phenomenon, like Linguistics, Psychology, Anthropology, Computer Science and their interfaces. In order to address the issue in academic Portuguese and promote a characterization of this type of genre, as well as assist Brazilian and foreign students in relation to education and Portuguese language learning, we analyzed a corpus consisting of academic articles published by undergraduate students (native speakers of Brazilian Portuguese) from a private university of Brazil. These articles were chosen from two different academic areas: Communication and Computer Science. From the corpus analysis, we could observe that the areas studied seem to use metaphors in different ways, with different characteristics in each of them.
Palavras-chave: METÁFORA
PORTUGUÊS - GRAMÁTICA
LINGUÍSTICA PORTUGUESA
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6951
Data de defesa: 14-Jan-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_LETICIA_PRESOTTO_COMPLETO.pdfTexto Completo585,06 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.