Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Geisa da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757601D6por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2016-08-12T16:54:07Z-
dc.date.issued2016-03-18-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6896-
dc.description.resumoA fenomenologia, para educadores dialógicos, se apresenta como instrumento essencial na avaliação crítica e, na construção das diferentes visões de mundo, às quais conduzem ao ensino. Possibilita a verificação, estudo e esclarecimento dos fenômenos em sala de aula, bem como os relacionados às perspectivas e orientações do pesquisador no ensino. Para sua articulação, é aplicável a hermenêutica, como compreensão da realidade, na observação reflexiva/refletiva e descritiva dos fenômenos, com consciência intencional e objeto intencionado. A hermenêutica nasce na fenomenologia, da necessidade do aprender junto, de compreender a realidade, de captar as intenções na sua essência mais pura no contexto dos acontecimentos. A fenomenologia hermenêutica permite compreensão e interpretação provindas da imersão do observador no mundo do observado, a aproximação com o fenômeno e a reestruturação da própria visão de mundo. A proposição de uma pesquisa qualitativa para o ensino, com estas concepções, permite ir ao significante, que emerge na aproximação com o fenômeno em si que, fundamentado na compreensão e na interpretação, busca o significado a partir do contexto onde o significante se mostra, com a inserção das visões de mundo do próprio pesquisador, como sujeito ativo de sua pesquisa.por
dc.description.abstractThe phenomenology, for dialogic educators, presents itself as essential tool in the critical evaluation and in the construction of different world views, for the teaching. Enables verification, study and explanation of phenomena in the classroom as well as those related to the prospects and directions of research in education. For your articulation, hermeneutics is applies, as understanding of reality, in the reflective/reflected and descriptive observation of phenomena with intentional consciousness and intended object. The hermeneutics was born in phenomenology, at the need to learn together, to understand reality, to grasp the intentions in its purest essence in the context of events. The hermeneutic phenomenology allows understanding and interpretation provides in the immersion of the observer in the world of observed, the approximation with the phenomenon and the restructuring of own worldview. The proposition of a qualitative research for teaching, with these concepcions, allows go to significant, emerging in the approximation in the phenomenon itself that, based on understanding and in the interpretation, search the meaning from the context in which the signifier is shown, with the inclusion of worldviews of the researcher himself, as an active subject of his research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-08-12T16:54:07Z No. of bitstreams: 1 DIS_GEISA_DA_SILVA_MEDEIROS_COMPLETO.pdf: 889820 bytes, checksum: 4ec1af09cb0a9819dd382fd8138040d3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-12T16:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_GEISA_DA_SILVA_MEDEIROS_COMPLETO.pdf: 889820 bytes, checksum: 4ec1af09cb0a9819dd382fd8138040d3 (MD5) Previous issue date: 2016-03-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/165984/DIS_GEISA_DA_SILVA_MEDEIROS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFENOMENOLOGIApor
dc.subjectPESQUISA QUALITATIVApor
dc.subjectHERMENÊUTICApor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOlhar para o sol : concepção da análise fenomenológica hermenêuticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_GEISA_DA_SILVA_MEDEIROS_COMPLETO.pdfTexto Completo868,96 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.