Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBartelmebs, Roberta Chiesa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4596956E6por
dc.contributor.advisor1Harres, João Batista Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0por
dc.date.accessioned2016-07-05T19:56:54Z-
dc.date.issued2016-04-07-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6809-
dc.description.resumoDe acordo com pesquisas da área do ensino de Astronomia, muitas vezes, os conceitos que os professores dos anos iniciais ensinam nas suas aulas de ciências das séries nas quais trabalham, provêm de sua própria formação escolar. Dessa forma, o objetivo central desta investigação foi o de compreender a evolução das ideias de professores dos anos iniciais sobre conhecimentos da área da Astronomia, da natureza da ciência, da aprendizagem e do ensino. Para isso, inicialmente, desenvolvemos um curso piloto, na modalidade de extensão no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul, no qual participaram 10 professores da Educação Básica, num total de 20h de curso. Após a análise dos dados obtidos neste curso piloto, reelaboramos o curso de extensão e realizamos nova oferta do curso, porém somente para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, participaram do curso de extensão 6 professoras atuantes em escolas públicas municipais, na região oeste do Estado do Paraná, totalizando 40h de curso. O curso de extensão teve como referência os modelos didáticos propostos pelo projeto curricular Investigação e Renovação Escolar (IRES) e também o Método Dialético-Didático, a partir dos quais se construiu um curso baseado na perspectiva construtivista e pautado nos seguintes Problemas Prático Profissionais (PPP): “Quais as ideias dos alunos sobre temas de Astronomia?”, “Como investigar as ideias dos alunos sobre temas de Astronomia?”, “Que atividades podem favorecer a evolução das ideias dos alunos sobre temas de Astronomia?”, e, “Como estruturar e desenvolver uma unidade didática de Astronomia para os anos iniciais do Ensino Fundamental?”. A metodologia utilizada para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), construída a partir da transcrição dos diários dos professores e da pesquisadora, dos encontros gravados em áudio e também do material produzido pelos professores ao longo dos encontros do Curso de Extensão. A partir da ATD emergiram cinco categorias finais: 1. Ideias dos alunos sobre Astronomia: conhecendo suas dúvidas e compreensões acerca do que aprendem na escola; 2. Ideias das professoras sobre Astronomia: conhecendo suas perguntas e suas reflexões sobre o que ensinam; 3. Níveis de aprendizagem construídos sobre um conceito a partir de atividades de investigação sobre Astronomia; 4. Aplicações pedagógicas do uso das ideias dos alunos em sala de aula: uma reflexão sobre a própria prática e 5. Evolução das ideias dos professores sobre as ideias dos alunos. Ao final das análises identificamos que a evolução dos professores ocorreu especialmente em suas concepções sobre a Astronomia e sobre as ideias dos alunos. De acordo com a hipótese de transição elaborada para esta investigação, os professores evoluíram de um nível inicial, no qual há reconhecimento das ideias dos alunos, porém não há utilização dessas ideias em sala de aula, para um nível intermediário, no qual os professores conhecem as ideias de seus alunos e incluem essas ideias em suas aulas, porém, ainda de modo não sistemático. Da mesma forma, concluímos que, quando os professores estão aprendendo um conceito novo, como no caso dos temas de Astronomia, e identificam suas próprias ideias sobre eles, tornam-se mais sensíveis a compreender as ideias de seus alunos. Além disso, um curso de formação continuada pautado nos princípios curriculares do IRES possibilita aos professores refletirem sobre sua própria prática em sala de aula. Entendemos que esse seja o caminho para que possamos conquistar a tão sonhada transformação no ensino, a fim de tornar a escola um lugar em que as crianças possam, de fato, construir conhecimentos novos sobre o mundo, e, no caso da Astronomia, sobre o universo.por
dc.description.abstractAccording to researches of Astronomy area of teaching, often the concepts that teachers teach in the early years of their Science class in which they work, they come from their own scholastic formation. This way the main goal of this research was to understand the evolution of the early year’s teachers' ideas about knowledge of Astronomy area, Science Nature, learning and teaching. For that, initially, we have developed a pilot course in extension mode in the extreme south of the Rio Grande do Sul State, which was attended by 10 teachers of Basic Education, totaling 20h course. After analyzing the data obtained in this pilot course, we prepared the course extension and realized new offering of the course, but only for teachers in the early years of elementary school. Thus they participated in the extension course 6 teachers working in public schools in the western region of Parana State, totaling 40 hours of course. The extension course had as a reference the proposed didactic models for curriculum design Research and School Renewal (RSR) and also the dialectic-didactic method, from which it was constructed a course based on the constructivist perspective and guided the following Problems Practical Professionals (PPP): "What are the students 'ideas on topics of Astronomy?", "How to investigate the students' ideas about topics of astronomy?" "What activities can help students' ideas on topics of Astronomy?" And "How to design and develop a teaching unit of Astronomy to the early years of elementary school?”. The methodology used for data analysis was Textual Analysis Discourse (TAD), built from the transcript of the teacher diary and researcher of the meetings recorded in audio and also the material produced by teachers over the Extension Course meetings. From the TAD emerged last five categories: 1. ideas of students about astronomy: knowing your questions and insights about what they learn at school; 2. Views of teachers about Astronomy: knowing your questions and your thoughts on what they teach; 3. learning levels built on a concept from research on astronomy activities; 4. Pedagogical applications of the use of the students 'ideas in the classroom: a reflection on the own practice and 5. Evolution of teachers’ ideas about the students’ ideas. At the end of the analysis we identified that the development of teachers occurred especially in their conception of the astronomy and on the ideas of the students. According to the transition hypothesis developed for this research, teachers evolved from an initial level, where there is recognition of the students' ideas, but there is no use of these ideas in the classroom, to an intermediate level, where teachers know the ideas of their students and include those ideas in their classes, but still no systematic way. Similarly, we conclude that when teachers are learning a new concept, as in the case of astronomy topics, and identify their own ideas on them, they become more sensitive to understand the ideas of their students. In addition, a continuing education course in the curriculum principles guided RSR enables teachers to reflect about their own practice in the classroom. We understand that this is the way so that we can conquer the long awaited change in education, in order to make the school a place where children can, in fact, build new knowledge about the world, and in the case of Astronomy, about the Universe.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-07-05T19:56:54Z No. of bitstreams: 2 TES_ROBERTA_CHIESA_BARTELMEBS_V1_COMPLETO.pdf: 5682761 bytes, checksum: 695bb2bc8005a238fd4b3e0bd3ef5da0 (MD5) TES_ROBERTA_CHIESA_BARTELMEBS_V2_APENDICES_COMPLETO.pdf: 3536799 bytes, checksum: e0abdf842cb75988128bf87757aa8fb2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-05T19:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TES_ROBERTA_CHIESA_BARTELMEBS_V1_COMPLETO.pdf: 5682761 bytes, checksum: 695bb2bc8005a238fd4b3e0bd3ef5da0 (MD5) TES_ROBERTA_CHIESA_BARTELMEBS_V2_APENDICES_COMPLETO.pdf: 3536799 bytes, checksum: e0abdf842cb75988128bf87757aa8fb2 (MD5) Previous issue date: 2016-04-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/165579/TES_ROBERTA_CHIESA_BARTELMEBS_V1_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/165581/TES_ROBERTA_CHIESA_BARTELMEBS_V2_APENDICES_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectASTRONOMIA - ENSINOpor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental : como evoluem os conhecimentos dos professores a partir do estudo das ideias dos alunos em um curso de extensão baseado no modelo de investigação na escolapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_ROBERTA_CHIESA_BARTELMEBS_V1_COMPLETO.pdfTexto Completo5.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
TES_ROBERTA_CHIESA_BARTELMEBS_V2_APENDICES_COMPLETO.pdfTexto Completo3.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.