Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6808
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições do uso de super-heróis para o ensino dos artrópodes no componente curricular de ciências
Autor: Rodrigues, Fábio Alves 
Primeiro orientador: Ferraro, José Luis Schifino
Resumo: O ensino de Zoologia na Educação Básica, frequentemente, ocorre com um enfoque descritivo e não muito atrativo para crianças e adolescentes. O objetivo da pesquisa apresentada nesta dissertação é analisar a eficácia da utilização da figura de super-heróis no ensino dos animais do grupo dos artrópodes com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Por meio de um projeto de trabalho, uma série de atividades foram propostas para os sujeitos da pesquisa, a fim de que pudessem identificar suas concepções prévias sobre esses animais enquanto estudavam novos conceitos sobre esse grupo zoológico. Cada estudante criou um super-herói baseado em um artrópode, bem como uma ficha onde suas origens e habilidades foram descritas. A última tarefa realizada foi a elaboração de uma história na qual esse herói participa resolvendo alguma situação-problema. Foram selecionados oito personagens e suas respectivas histórias, sendo que estas últimas foram submetidas à Análise Textual Discursiva (MORAES E GALIAZZI, 2007). Após o estabelecimento das unidades de significado, quatro categorias emergiram: Contexto, Situação-Problema, Personagens e Reflexões/Conhecimentos Construídos. A quarta categoria representa uma identificação do que foi marcante na escrita dos estudantes, podendo ser um indicador de uma (re)construção de conhecimento. Podemos identificar alguns aspectos da ecologia de alguns artrópodes nos textos, como a aparência e a anatomia dos desenhos, características do seu modo alimentar e relações que esses animais podem apresentar com outras espécies. As histórias analisadas confirmam que questões biológicas importantes, como o gerenciamento do lixo e a temática de seres geneticamente modificados foram trabalhadas pelos estudantes. Este estudo, de forma diferenciada, mostrou-se relevante também para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes.
Abstract: The theaching of Zoology in Basic Education often occurs with a descriptive and not very attractive approach for children and adolescents. The objective of this research is to analyze how the use of super heroes in teaching of animals which belong to the group of arthropods can be effective with students of the 7th grade of elementary school. Through a work project, a series of activities have been proposed to the research subjects so they could identify their preconceptions about these animals while they were studying new concepts regarding this zoological group. Each student created a super hero based on an arthropod, as well as a worksheet which described their origins and skills. The development of a story where this hero participates solving any problematic situation was the last assignment performed. Eight characters were selected, and their stories were submitted to Textual Analysis Discourse (MORAES AND GALIAZZI, 2007). After the establishment of meaning units, four categories emerged: Context, Problematic Situation, Characters and Reflections / Constructed knowledge. The fourth category is an identification of what was most outstanding in the students`s writing and can be an indicator of a (re) construction of knowledge. We can identify some aspects of the ecology of some arthropods in the texts, such as their appearance and anatomy in the drawings, eating habits characteristics and relations that these animals may have with other species. The analyzed stories confirm that important biological issues, such as waste management and the issue of genetically modified beings, were worked by students. This study, in a different way, reveals to be also relevant to the development of students' creativity.
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ENSINO
CRIATIVIDADE
ARTRÓPODES
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6808
Data de defesa: 30-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_FABIO_ALVES_RODRIGUES_COMPLETO.pdfTexto Completo4,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.