Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/680
Tipo do documento: Tese
Título: Motivação para a mudança : adaptação e validação da escala URICA (University of Rhode Island Change Assessment) para o comportamento de comer compulsivo
Autor: Bittencourt, Simone Armentano 
Primeiro orientador: Oliveira, Margareth da Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo estudar as propriedades psicométricas da University of Rhode Island Change Assessment Scale (URICA) para o comportamento de comer compulsivo. Os objetivos específicos foram: realizar uma adaptação semântica da University of Rhode Island Change Assessment Scale (URICA) para a utilização da escala no comportamento de Comer Compulsivo; verificar a fidedignidade e a validade da University of Rhode Island Change Assessment Scale (URICA) para o comportamento de comer compulsivo. A amostra deste estudo foi constituída por 175 sujeitos que apresentavam tal comportamento e que estivessem em tratamento grupal ou individual com este foco. A faixa etária esteve entre 18 e 65 anos e a escolaridade mínima exigida foi de quinta série do Ensino Fundamental. Foram excluídos da amostra sujeitos que não compreenderam as sentenças dos instrumentos. Os instrumentos utilizados foram: entrevista estruturada criada para este estudo, para coleta de dados sociodemográficos e da história do comportamento alimentar; régua de prontidão, Escala SOCRATES e Escala URICA (estes três instrumentos avaliando estágio para motivação de mudança); ECAP (escala que mede a gravidade da compulsão alimentar); BAI (Inventário de Ansiedade de Beck); BDI (Inventário de Depressão de Beck); e BITE (Teste de Investigação Bulímica de Edimburgo). Entre os 175 sujeitos da amostra, havia 164 mulheres (93,7%) e 11 homens (6,3%), com idade média de 41,05 anos (SD = 13,10). Todos os participantes eram provenientes de cidades da Grande Porto Alegre, 134 sujeitos foram coletados em locais de atendimento grupal e 41 estavam em atendimento individual. A idade média do início do aumento de peso foi de 22,8 anos, e o SD=12,2. A idade média referida do início do comer compulsivo foi próxima a 21,9 anos, e o SD=9,4. A idade média do primeiro tratamento de peso foi de 24,4 anos, e o SD=11,5. A fidedignidade encontrada, baseada no coeficiente de Cronbach, para a URICA (adaptação brasileira para o comportamento de comer compulsivo, na escala de 24 itens), foi de T =0,80. Nas subescalas, a pré-contemplação foi T = 0,53, a contemplação foi T = 0,73, a ação foi T = 0,90 e a manutenção foi T = 0,81.
Palavras-chave: MOTIVAÇÃO (PSICOLOGIA)
TRANSTORNOS ALIMENTARES
COMPULSÃO
CONDUTA NA ALIMENTAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: BITTENCOURT, Simone Armentano. Motivação para a mudança : adaptação e validação da escala URICA (University of Rhode Island Change Assessment) para o comportamento de comer compulsivo. 2009. 83 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/680
Data de defesa: 6-Fev-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
417210.pdfTexto Completo712,25 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.