Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFischer, Janaína Daudt-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767553A6por
dc.contributor.advisor1Gerbase, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779717A8por
dc.date.accessioned2016-06-01T17:58:11Z-
dc.date.issued2016-03-17-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6725-
dc.description.resumoExiste um “jeito Guel Arraes” de fazer televisão? E, em caso positivo, seria esta uma produção somente possível em um tempo e um espaço específicos? Como as técnicas de comicidade são utilizadas na produção de sentido na escrita dos diálogos de roteiro? Estas e outras questões são percorridas na presente pesquisa, que analisou os diálogos de doze roteiros da série “A Comédia da Vida Privada”, produzida e exibida de 1995 a 1997, pelo Núcleo Guel Arraes da Rede Globo de Televisão. A abordagem metodológica propõe um elo entre as ferramentas da Análise Fílmica e a perspectiva dos Estudos Culturais (utilizando como inspiração o Circuito Cultural de Richard Johnson) no intuito de depreender as relações entre quem escreve, o que escreve e as culturas vividas que formam e são formadas tanto por produtores quanto por espectadores. Algumas categorias de análise foram criadas, baseandose principalmente na leitura de “O Riso” de Henri Bergson, tais como: “inversão”, “repetição”, “inteligência em oposição à emoção” e “dimensão ética do humor”, entre outras. A análise buscou integrar estas categorias com aspectos culturais brasileiros, a partir de autores como Roberto DaMatta e Mirian Goldenberg. Uma entrevista com o realizador Guel Arraes também compõe o arcabouço de referenciais desta pesquisa, assim como leituras relativas à narrativa, humor, comédia, roteiro e diálogos. Entre as considerações finais cabe destacar que se percebe direta relação entre os diálogos analisados e aspectos da cultura brasileira do final do século XX, assim como considera-se existir um “posicionamento” dos autores a partir do qual comunicam uma visão do Brasil. A pesquisa pretende contribuir para o aprofundamento teórico sobre a prática da escrita de diálogos de roteiro de comédia para a televisão brasileira.por
dc.description.abstractIs there a “Guel Arraes way” (Guel Arraes Center, Globo TV) to create television content? And if so, would this production only be possible in a specific time and place? How are the comic techniques used in the production of meaning in dialogue scriptwriting? These and other issues are covered in this research, which analyzed the dialogues of twelve scripts of the series “The Comedy of Private Life”, produced and aired by Globo TV from 1995 to 1997, created by Guel Arraes Center. The methodological approach proposes a link between the tools of Film Analysis and the perspective of Cultural Studies (using as inspiration the Cultural Circuit of Richard Johnson) in order to infer the relationship between the writer, the writing and the lived cultures that form and are formed both by producers and spectators. Some categories were created, based mainly on the reading of Henri Bergson’s book “Laughter”, such as “inversion”, “repetition”, “intelligence opposed to emotion” and “ethical dimension of humor”, among others. The analysis sought to integrate these categories with Brazilian cultural aspects, inspired by authors like Roberto DaMatta and Mirian Goldenberg. An interview with the director Guel Arraes also makes up the reference’s framework of this research, as well as readings on narrative, humor, comedy, scriptwriting and dialogues. Among the final considerations, we should highlight that is noticed direct relationship between the analyzed dialogues and aspects of Brazilian culture of the late twentieth century, and it is considered that there is a “positioning” of the authors from which they communicate a vision of Brazil. The research aims to contribute to the theoretical study on the practice of writing comic dialogues on scripts for Brazilian television.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-06-01T17:58:11Z No. of bitstreams: 1 DIS_JANAINA_DAUDT_FISCHER_COMPLETO.pdf: 1175606 bytes, checksum: 66c0c4eeb80cc308f36af135095a2d3b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-01T17:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_JANAINA_DAUDT_FISCHER_COMPLETO.pdf: 1175606 bytes, checksum: 66c0c4eeb80cc308f36af135095a2d3b (MD5) Previous issue date: 2016-03-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/165058/DIS_JANAINA_DAUDT_FISCHER_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTELEVISÃO - ROTEIROSpor
dc.subjectCOMÉDIApor
dc.subjectHUMORpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO humor nos roteiros de “A comédia da vida privada” : uma visão a partir de seus diálogospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_JANAINA_DAUDT_FISCHER_COMPLETO.pdfTexto Completo1,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.