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dc.creatorBiehl, Kátia Andrade-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770043U1por
dc.contributor.advisor1Nunes, Maria Lúcia Tiellet-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787347U0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:35Z-
dc.date.available2009-06-26-
dc.date.issued2009-03-05-
dc.identifier.citationBIEHL, Kátia Andrade. Burnout em psicólogos. 2009. 88 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/670-
dc.description.resumoEsta pesquisa visou analisar burnout em psicólogos. Participaram da pesquisa 915 sujeitos, escolhidos por conveniência, prospectados no esquema bola de neve em adesão por internet, através de um site contendo os instrumentos IBP (Inventário de Burnout em psicólogos) e um formulário de dados sociodemográficos. As características predominantes na amostra foram de indivíduos do sexo feminino, na faixa etária de 23 a 36 anos, casados e sem filhos, e entre os que tinham, com um ou dois filhos em média, formados entre 3 e dezesseis anos. A atividade profissional dominante foi a clínica, exclusivamente, seguida da clínica e docência, e a carga horária semanal de 39 horas ou mais de trabalho. A maioria dos sujeitos não estudava cursos de pós-graduação no momento que responderam os inventários, não desempenhavam atividades consideradas estressantes, tampouco faziam terapia. Definiu-se a partir dos dados revelados: no que tange às variáveis sociodemográficas e ao inventário IBP (Inventário Burnout em Psicólogos), um perfil formado por profissionais mais jovens, solteiros, sem filhos e com menor tempo de formado, independente do sexo para alto burnout (alta Exaustão Emocional e Despersonalização, e baixa Realização Profissional). Em função da associação entre variáveis relativas ao trabalho e as dimensões do Inventário de Burnout em Psicólogos, os sujeitos que apresentam alto burnout foram os que exerciam outras atividades e cumpriam atividades estressantes no momento de responder aos questionários, adicionando-se os docentes que apresentaram escore alto na dimensão Despersonalização, exclusivamente. Já as variáveis: carga horária de trabalho semanal elevada; não ser aluno de pós-graduação; e não fazer terapia não favoreceram ao alto burnout.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412837.pdf: 509534 bytes, checksum: 71219ae421f82b2716f7bf4ae1c563d2 (MD5) Previous issue date: 2009-03-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7017/412837.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICÓLOGOSpor
dc.subjectSÍNDROME DE BURNOUTpor
dc.subjectESTRESSE (PSICOLOGIA)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleBurnout em psicólogospor
dc.typeTesepor
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