Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaldonado, Luciene-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4432293P4por
dc.contributor.advisor1Casartelli, Alam de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760944H7por
dc.date.accessioned2016-04-18T12:16:22Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6602-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão acerca do papel dos sujeitos na transformação de uma escola. O campo de investigação foi um projeto em uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal, na cidade de São Paulo, capital, que rompeu os paradigmas tradicionais. Inspirados na Escola da Ponte rompeu-se paredes, quebraram-se alambrados e construiu-se um projeto que auxiliasse a escola a se (re)construir em um modelo que atendesse o principal anseio da comunidade interna e externa, uma escola de todos e para todos. Com uma notável participação democrática, com uma estrutura predial modificada a escola possui uma política de ensino diferenciada. Professores são tutores e há um grande corpo de voluntários. Toda essa mudança tem como elemento principal a gestão e sua intenção por uma práxis de transformação naquele espaço, criando identidade, (re)construindo todos os dias a escola que querem ter. Para a pesquisa foram feitas entrevistas semiestruturadas com os familiares, alunos, professores, gestores e servidores no período de abril/maio. Desse modo objetivando cumprir a intencionalidade da pesquisa que é analisar de que forma as mudanças inovadoras que envolvem gestão escolar impactam no desenvolvimento da escola. Na presente dissertação, escolheu-se fazer o uso de uma abordagem exploratória e qualitativa (Barros e Lehfeld, 1990), utilizamos a técnica não probabilística com amostragem por julgamento (Cooper & Schindler, 2011) e com procedimento metodológico de análise de dados apoiados em Bardin (2009) na prerrogativa de entender e analisar de que forma as mudanças inovadoras que envolvem a gestão escolar impactam no desenvolvimento da escola. Ao final do processo de pesquisa e de conclusão desse trabalho, entendemos que a gestão escolar possui uma considerável importância na realização desse projeto. Este projeto está dando certo há quase 20 anos.por
dc.description.abstractThis job aims to propose a reflection on the subjects roles in regards to the school’s transformation. The field of investigation was a project at a inovative public school at São Paulo city, that has broken the traditional paradigms even though being part the municipal school system. Inspired in the “Escola da Ponte”, walls had been pulled down, fences had been broken and a Project had been implemented to support the (re)construction of the school into a model to fulfill the main internal and external yearnings of the community, a everyone’s school and for everyone. With a remarkable democratic participation, with a differentiated building structure the school has an educational policy through cycles and self-researches. They make round tables to discuss topics and define responsibilities, so everyone is on the same page. Teachers are tutors and the relatives are mostly present. The volunteer work is well accepted and practiced by many. All those changes have as main elements the management and the intention to have a praxis of transformation in that space, creating identity and daily (re)constructing the school as they want to have. For this research, semi-structured interviews had been performed with relatives, students, teachers, managers and government employee during April/May, 2015.Thereby aiming to fulfill the purpose of the research, an exploratory and qualitative approach (Barros & Lehfeld, 1990) has been chosen, a technique of non-probability sampling strategies (Cooper & Schindler, 2011) with a methodical data collection based on Bardin (2009) has been used in the prerogative to understand and analyze how innovative changes involving the school management team impacts at the development of the school. At the end of the research process and completion of this work, we understand that the school management has considerable importance in the realization of this project. This project is working nearly 20 years ago.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-04-18T12:16:22Z No. of bitstreams: 1 DIS_LUCIENE_MALDONADO_COMPLETO.pdf: 2633884 bytes, checksum: 8c65089a2ecd9ebdd8a512dd6a66e6f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-18T12:16:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_LUCIENE_MALDONADO_COMPLETO.pdf: 2633884 bytes, checksum: 8c65089a2ecd9ebdd8a512dd6a66e6f1 (MD5) Previous issue date: 2016-01-25eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/164543/DIS_LUCIENE_MALDONADO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO ESCOLARpor
dc.subjectPRÁXISpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVApor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGestão escolar - para uma práxis transformadora : uma escola pública inovadora EMEF. Desembargador Amorim Limapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_LUCIENE_MALDONADO_COMPLETO.pdfTexto Completo2,57 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.