Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarão, Giulia Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427409T6por
dc.contributor.advisor1Kiefer, Charles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230262A2por
dc.date.accessioned2016-04-18T11:11:15Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6596-
dc.description.resumoEsta Dissertação, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Escrita Criativa, está composta por um ensaio teórico e uma obra poética inédita. O ensaio parte da discussão sobre o conceito de lirismo e a compreensão da poesia como gênero literário pertencente ao eixo enunciativo da linguagem. As questões que norteiam essa discussão dizem respeito aos limites que situam a poesia lírica entre dois extremos: o da enunciação pragmática ou informacional, e o da estetização do texto ao ponto de o fazer perder seu caráter enunciativo. Na segunda parte do ensaio, é feita uma aproximação entre os conceitos desenvolvidos anteriormente e minha obra poética, buscando apresentar suas linhas de força e a noção de lirismo que julgo ser mais afim com os poemas que escrevi. A obra literária intitula-se As Montanhas Seguem Lá e está composta por 45 poemas, divididos em duas seções, “Corpo” e “Soplo”, respectivamente em português e espanhol.por
dc.description.abstractEste trabajo, como requisito parcial para el grado de Máster en Escritura Creativa, se compone de un ensayo teórico y una obra poética inédita. El punto de partida para el ensayo es la discusión en torno al concepto de lirismo y la comprensión de la poesía como género literario perteneciente al eje de enunciativo del lenguaje. Las preguntas que orientan el debate dicen respecto a los límites que sitúan de la poesía lírica entre dos extremos: la enunciación pragmática o informativa y la estetización del texto al punto de hacerlo perder su carácter enunciativo. En la segunda parte del ensayo, hago una conexión entre los conceptos desarrollados previamente y mi obra poética, tratando de presentar sus líneas de fuerza y la noción de lirismo que creo ser más afín con los poemas que he escribido. La obra literaria se llama As Montanhas Seguem Lá y está compuesta de 45 poemas divididos en dos secciones, "Corpo" y "Soplo”, respectivamente, en portugués y español.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-04-18T11:11:14Z No. of bitstreams: 1 DIS_GIULIA_RIBEIRO_BARAO_PARCIAL.pdf: 248348 bytes, checksum: 34a79c2ac898a9c91d347f06e3ed4cc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-18T11:11:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_GIULIA_RIBEIRO_BARAO_PARCIAL.pdf: 248348 bytes, checksum: 34a79c2ac898a9c91d347f06e3ed4cc3 (MD5) Previous issue date: 2016-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/164545/DIS_GIULIA_RIBEIRO_BARAO_PARCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPOESIA LÍRICApor
dc.subjectPOESIA MODERNApor
dc.subjectESCRITA CRIATIVApor
dc.subjectLITERATURApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO movimento pendular da poesia lírica : entre o impulso e a técnica, o poeta como equilibristapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_GIULIA_RIBEIRO_BARAO_PARCIAL.pdfTexto Parcial242,53 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.