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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos da separação materna nos comportamentos tipo ansiedade em camundongos adultos
Autor: Tractenberg, Saulo Gantes 
Primeiro orientador: Grassi-Oliveira, Rodrigo
Resumo: Introdução: A exposição a estressores no início da vida vem sendo considerado um fator ambiental capaz de moldar o desenvolvimento cerebral, levando a consequências negativas e duradouras que se estendem a vida adulta. Acredita-se que o estresse precoce para além de alterações estruturais e funcionais pode estar associado ao aumento da vulnerabilidade para apresentação de fenótipos específicos, como ansiedade e responsividade ao estresse. Diversos mecanismos moleculares e neurobiológicos têm sido investigados e apontados como possíveis mediadores dessas alterações. Objetivo: A presente dissertação objetiva investigar os efeitos da separação materna (SM) no desenvolvimento do fenótipo tipo ansiedade em camundongos adultos. Método: Trata-se de um estudo experimental com camundongos, machos, da linhagem Balb/c, separados precocemente durante as primeiras duas semanas de vida do cuidado mãe por um período diário de 180 minutos. Os animais separados foram testados no dia pós-natal (PND) 60 em uma bateria de tarefas comportamentais relacionadas ao fenótipo de ansiedade e tiveram seu desempenho comparado a animais controle. Resultados: A SM afetou diferentes parâmetros de ansiedade, principalmente nas tarefas de campo aberto (Open-field Test) e teste claro e escuro (Light Dark Test). Também foram encontrados efeitos da SM em medidas fisiológicas, como o número de bolos fecais produzidos durante a realização das tarefas de comportamento tipo ansiedade. Outras medidas avaliadas por essas tarefas como, por exemplo, comportamentos de exploração/coleta de informações e avaliação de risco parecem também sofrer influência da exposição a SM no início da vida. Conclusões: Nossos resultados reforçam alguns achados da literatura que sugerem o estresse precoce, através da SM, como um fator de risco para o desenvolvimento de fenótipos comportamentais subjacentes a transtornos mentais principalmente relacionados ao espectro da ansiedade e responsividade ao estresse.
Abstract: Introduction: Exposure to early life stress (ELS) has been considered an environmental factor that is able to shape the brain development, leading to negative and long-lasting consequences. It is believed that ELS, in addition to the recognized structural and functional deleterious effects, may be involved in the increase vulnerability to develop specific behavioral phenotype, such as anxiety and stress-responsiveness. Several molecular and neurobiological targets have been investigated and identified as potential mediators of these effects due ELS. Objectives: The present thesis aims to investigate the maternal separation (MS) effects in the development of anxiety-like behaviors in adult mice. Methods: Here, we presented an experimental study with male Balb/c mice separated from the dam during the first two weeks of life for a daily period of 180 min. MS mice were tested in postnatal day (PND) 60 in multiple anxiety tasks and had their performance were compared to non-separated mice. Results: MS affected different anxiety parameters, especially in the Open-field Test and Light Dark Test. We also found MS effects in physiological measures, such as the number of fecal boli produced during the tasks. Additional measures assessed by the anxiety-related tasks, for example, exploration/gathering information and risk assessment behaviors seem to be affected by exposure to early life stressors. Conclusion: Our findings corroborates prior studies suggesting that ELS, through MS paradigm, could be a risk factor for the development of behavioral phenotypes underpinning mental disorders, manly related to anxiety and stress-responsiveness spectrum.
Palavras-chave: ESTRESSE (PSICOLOGIA)
SEPARAÇÃO (PSICOLOGIA)
ANSIEDADE
PSICOLOGIA
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6586
Data de defesa: 4-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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