Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/657
Tipo do documento: Tese
Título: As narrativas das gotas d'água pós-modernas : Sex and the City e o fantasma do amor romântico
Autor: Bruschi, Michel Euclides 
Primeiro orientador: Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Resumo: Este estudo versa sobre a incredulidade diante das metanarrativas e a produção de micronarrativas na sociedade pós-moderna. Esta questão é problematizada a partir da virada narrativa, que no início dos anos 80, passou a considerar o conhecimento humano não mais como uma metanarrativa com uma perspectiva da realidade coerente e universal, mas sim uma pluralidade de micronarrativas, locais e pessoais, que estão sempre numa construção social e psicológica. Entretanto, busca-se compreender de que maneira características das metanarrativas continuam aparecendo nas micronarrativas pós-modernas. Para isto, procede-se a análise de cinco episódios do seriado Sex and the city, selecionados por apresentarem características da metanarrativa do amor romântico nas suas histórias. O objetivo é investigar as micronarrativas produzidas pela personagem principal do programa, Carrie, a partir de seus conflitos com a metanarrativa do amor romântico, focando em como ela se relaciona, através de seus offs, com o romantismo, mantendo-o, rompendo-o e as conseqüências de suas ações. Para esta discussão, este trabalho utiliza a perspectiva do Construcionismo Social, como exposto por Íñiguez, juntamente com as visões sobre narrativa situadas após a virada narrativa, com ênfase nos autores Brockmeier, Harré e Bruner e a metodologia de análise da estrutura narrativa de Turner, com a articulação entre os conceitos de self transacional, de Bruner, e off, de Doane. A partir de reflexões sobre a não crença do amor romântico como metanarrativa e o aparecimento de algumas de suas características nas micronarrativas construídas por Carrie, mostra-se nesta tese que apesar das micronarrativas pós-modernas não serem uma verdade eterna e universal, apresentam pontos em comum com as metanarrativas. Mesmo numa época de incredulidade diante das metanarrativas, elas conseguiram sobreviver num mundo fragmentado e de micronarrativas e, muitas vezes, surgem mais fortes do que nunca. Num último momento, subverte-se a própria pesquisa numa tentativa de pensar o que virá nos trabalhos sobre produções audiovisuais estudadas na perspectiva da virada narrativa e suas escritas
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO DE MASSA
SÉRIES DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
PÓS-MODERNIDADE
ROMANCE - ASPECTOS SOCIAIS
NARRATIVA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: BRUSCHI, Michel Euclides. As narrativas das gotas d'água pós-modernas : Sex and the City e o fantasma do amor romântico. 2009. 146 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/657
Data de defesa: 6-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
411142.pdfTexto Completo414,83 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.