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Document type: Tese
Title: O processo terapêutico em uma psicoterapia psicanalítica interrompida com paciente com transtorno de personalidade borderline
Author: Campezatto, Paula Von Mengden 
Advisor: Habigzang, Luísa Fernanda
First advisor-co: Serralta, Fernanda Barcellos
Abstract (native): O objetivo da Tese de Doutorado foi descrever e compreender um processo de psicoterapia psicanalítica interrompido de uma paciente com Transtorno de Personalidade Borderline. Trata-se de um estudo de caso sistemático naturalístico, realizado a partir das gravações das sessões de psicoterapia e das respectivas supervisões do caso. Os instrumentos utilizados foram: Instrumento para Avaliar Sessões Psicanalíticas (IASP), Therapeutic Cycles Model (TCM), Psychotherapy Process Q-Set (PQS) e Working Alliance Inventory – versão observacional (WAI-O). Inicialmente, apresenta uma contextualização da pesquisa e, a partir disto, quatro estudos: ESTUDO 1: Trata-se de uma revisão sistemática sobre psicoterapia e resultados. ESTUDO 2: Investigou a técnica utilizada no tratamento por meio do IASP. Os resultados indicaram que o tratamento foi psicanalítico na maioria das sessões, ainda que três sessões tenham sido classificadas como não-psicanalíticas. Analisou-se a sessão mais aderida e a menos aderida à técnica. ESTUDO 3: Descreveu o processo terapêutico conjugando o TCM e o PQS. O caso foi dividido em um momento com ciclos de mudança e um sem ciclos de mudança. Os conteúdos abordados pela dupla eram pertinentes para psicoterapia e relacionados ao diagnóstico da paciente. Entretanto, a paciente se mostrava descomprometida com o processo e passou a não contar com a terapeuta para resolver seus problemas. ESTUDO 4: Integrou os instrumentos IASP, TCM, PQS e WAI-O para compreender o desfecho do caso. Identificou-se que a paciente se mostrava descomprometida com o processo terapêutico e havia rupturas na aliança terapêutica. Implicações dos achados e limitações do estudo foram discutidas.
Abstract (english): The purpose of this Doctoral Thesis was to describe and understand a interrupted psychoanalytic psychotherapy process in a patient with Borderline Personality Disorder. It is a naturalistic systematic case study held from recordings of psychotherapy sessions and its supervision of the case. Instruments: Instrument to Assess Psychoanalytic Sessions (IASP), Therapeutic Cycles Model (TCM), Psychotherapy Process Q-Set (PQS) and Working Alliance Inventory - observational version (WAI-O). Initially, it presents a contextualization of research followed by four studies: Study 1: This is a systematic review of psychotherapy and results. STUDY 2: Investigated the technique used in the treatment by the IASP. The results indicated that most sessions of the treatment were psychoanalytic, although three sessions have been classified as non-psychoanalysis. The most and the least session adhered to technique were analyzed. STUDY 3: Described the therapeutic process combining TCM and PQS. The case was divided at a time with change cycles and a time without change cycles. The content covered by the duo therapist-patient was relevant to psychotherapy and related to the diagnosis of the patient. However, the patient showed unengaged with the process and went on to not rely on the therapist to solve her problems. STUDY 4: The instruments IASP, TCM, PQS and WAI-O were joined to understand the outcome of the case. It was identified that the patient showed unengaged with the therapeutic process and there were ruptures in the therapeutic alliance. Implications of the findings and limitations of the study were discussed.
Keywords: MEDICINA
PSICOTERAPIA
TERAPÊUTICA
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6514
Issue Date: 21-Jan-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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