Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6485
Tipo do documento: Tese
Título: O curso técnico em guia de turismo na faculdade SENAC Porto Alegre/RS (2012 – 2015)
Autor: Abreu, Carina Vasconcellos 
Primeiro orientador: Bastos, Maria Helena Câmara
Resumo: O guia de turismo é o profissional responsável pela condução, orientação e apoio aos indivíduos ou grupos de turistas durante a execução de suas viagens. Esta profissão foi regulamentada em 1993 e desde 2001 conta com obrigatoriedade da formação técnica para seu exercício, entretanto, até o momento, este curso não foi objeto de uma pesquisa de maior profundidade. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a formação do profissional guia de turismo a partir do estudo de caso de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), pioneira nesta formação no Brasil. Foi assim selecionado o Plano de Curso executado entre 2012 e 2015 do curso técnico em Guia de Turismo da Faculdade Senac Porto Alegre como objeto. O primeiro objetivo específico buscou apresentar o contexto da regulamentação da profissão de guia de turismo e sua respectiva formação no Brasil nos vários âmbitos. O segundo objetivo foi analisar o perfil de guias de turismo registrados no RS e suas percepções sobre a formação e a inserção neste mercado, de forma a traçar contexto de análise. A partir da coleta de dados, que contou com 117 respondentes, foi possível registrar que os guias, em sua maioria, atuam de forma autônoma, realizam suas atualizações a partir de pesquisas também autônomas, além de priorizarem cursos de idiomas. Percebe-se uma profissão em crescimento, considerando que a maioria dos respondentes concluiu o curso nos últimos 5 anos. Quanto à forma de acesso destes profissionais ao mercado de trabalho, quase 70% dos respondentes registrou um ingresso de forma positiva, o que nos faz concluir que há demanda de profissionais. Buscou-se também analisar o currículo de curso demandado na legislação brasileira, a partir da Deliberação Normativa nº 427, de 2001, que dispõe sobre o formato do curso e seu detalhamento, comparativamente ao Plano de Curso objeto de estudo. Ambos refletem limitações de atuação percebidas já na regulamentação da profissão, demonstrando dificuldades em descrever competências do guia de turismo, carecendo de atualização e redirecionamento. Quanto aos egressos do Plano de Curso objeto deste estudo, foram questionados 27,7% do total de 36 egressos. De forma geral, estes egressos demonstram perfil e forma de acesso ao mercado similares aos seus colegas egressos de outros cursos do Estado. Ao analisarmos suas percepções sobre a aquisição de competências para o exercício da profissão, baseadas nas competências previstas no Plano de Curso estudado, os egressos da instituição estudada percebem-se mais preparados do que seus colegas das outras instituições, o que demonstra que o curso se sobressai em relação a outras ofertas do mercado, inclusive em relação a fluência em idiomas, carência que foi discutida em vários momentos desta pesquisa. Ao concluir a análise podemos apontar elementos que aprimorariam o desenvolvimento do currículo como competência relativa à pesquisa em meios diversos, com a capacidade crítica para a seleção de informações pertinentes; competência de mediação cultural; desenvolvimento interpessoal; iniciativa empreendedora; além da utilização das viagens técnicas como situações de aprendizagem catalisadoras de todos os elementos das várias disciplinas.
Abstract: Tourist guide is the professional in charge of leading, orienting and supporting individual tourists or tourist groups during their traveling. This profession was regulated in 1993, and since 2001 technical training is mandatory for its practice. Even though, to the present moment this course has not been thoroughly researched. So the general objective of this research is to analyze the tourist guide training, starting from a case study about a unit of the Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC (National Service for Commercial Learning), which pioneered in this training in Brazil. Therefore the Course Plan effective from 2012 to 2015 for the technical course on Tourist Guide offered by Faculdade Senac Porto Alegre (Senac Porto Alegre College) was selected as the object to this study. The first specific objective here is to present the context in which the tourist guide profession and its training in Brazil on several levels were regulated. The second objective was to analyze profiles from tourist guides registered in the State of Rio Grande do Sul and their perceptions about their training and entry in the local market, in order to establish an analysis context. Data collection, which reached 117 respondents, allowed us to register that most guides work as free lancers and get updated by doing their own research. Also, they give priority to language courses. A growing profession is noticed, considering that most respondents finished their courses in the last five years. In what concerns these professionals’ entry in the labor market, almost 70% of respondents registered a positive entry, which points out that there is a demand for professionals. The curriculum demanded by Brazilian law, established by Normative Act N. 427, which dates from 2001 and establishes the course outlines and its details, was also analyzed, as compared to the Course Plan studied. They both reflect restrains already seen in the profession regulation, showing both difficulties in describing the tourist guide competences, and a need for updating and redirecting. In what concerns the former students from the Course Plan studied here, 27.7% of a total of 36 former students were asked. In overall these former students are similar in their profiles and entry in the market as compared to their colleagues from other courses in this State. Analyzing their perceptions about the competence acquisition for their work based on the competences foreseen in the studied Course Plan, the former students from the studied institution see themselves as better prepared than their colleagues from other institutions. This shows that this course stands out as compared to other choices offered in the local market, also in what concerns fluency in foreign languages, which is a shortage discussed at several points of this research. This analysis allows us to point out skills that would improve the development of the curriculum, such as the competence related to research in several means, with a critical ability to select relevant information; competence in cultural mediation; interpersonal development; entrepreneurship; besides the use of technical travels as learning situations that gather all elements from several lectures.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO TÉCNICO - BRASIL
GUIAS DE TURISMO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6485
Data de defesa: 16-Dez-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_CARINA_VASCONCELLOS_ABREU_COMPLETO.pdfTexto Completo7,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.