Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZamel, Eduardo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260308J4por
dc.contributor.advisor1Werlang, Blanca Susana Guevara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792671D2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:29Z-
dc.date.available2009-03-24-
dc.date.issued2009-01-14-
dc.identifier.citationZAMEL, Eduardo. Características sociodemográficas e de personalidade de uma amostra de motociclistas profissionais da cidade de Porto Alegre. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/645-
dc.description.resumoCom a velocidade, agilidade e rapidez adquirindo status de bem de consumo surgiram no cenário dos centros urbanos os motociclistas profissionais. Estes se transformaram não somente numa opção, mas, sobretudo, numa resposta à necessidade estabelecida na sociedade contemporânea. Estes profissionais, também conhecidos como motoboys, utilizam as vias das grandes cidades como locais de trabalho e fonte de sustento. Realizando serviços de coleta e entrega de produtos dos mais variados segmentos, estes indivíduos estão sujeitos a intempéries e estresses constantes, devido principalmente à situação do trânsito das grandes cidades. Diversos setores da saúde tem se esforçado para contribuir com programas de prevenção no intuito de diminuir os índices de acidentes e violência no trânsito. Estudos na área da Psicologia têm contribuído para a compreensão dos comportamentos envolvidos na condução de veículos. Esta Dissertação tem o objetivo de identificar as características sociodemográficas e de personalidade de uma amostra de motociclistas profissionais que atuam na cidade de Porto Alegre. Para isto, a presente Dissertação foi organizada em duas seções: uma teórica e outra empírica. A seção teórica refere-se à elaboração de uma revisão de literatura a respeito dos motociclistas profissionais, apresentando, mais especificamente, os fatores socioeconômicos que contribuíram para o surgimento destes profissionais e, posteriormente, as contribuições da psicologia relacionadas ao contexto do trânsito. Descreve, ainda, alguns dos processos psicológicos vinculados à condução, assim como, fatores de personalidade que influenciam o comportamento no trânsito. Chama-se a atenção nesta seção para achados científicos relacionando fatores de personalidade a acidentes e infrações de trânsito. Dentre todos, destaca-se o Modelo dos Cinco Grande Fatores conhecidos como Neuroticismo, Extroversão, Socialização, Realização e Abertura para novas experiências. A segunda seção, de cunho empírico, objetiva, através de uma metodologia quantitativa, estabelecer o perfil sociodemográfico e de personalidade de uma amostra de motociclistas profissionais que trabalham na cidade de Porto Alegre. A amostra foi constituída por 106 indivíduos do gênero masculino e feminino, maiores de 18 anos, sem restrição de raça, nível socioeconômico e escolaridade. Utilizou-se uma Ficha de Dados Pessoais e Sócio- Demográficos e quatro instrumentos de avaliação psicológica: a Escala Fatorial de Extroversão (EFE), a Escala Fatorial de Socialização (EFS), a Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN) e o Inventario de Expressão de Raiva como Estado e Traço - Staxi. Os resultados apontam para um perfil sociodemográfico de pessoas predominantemente do gênero masculino, com escolaridade completa ou incompleta no ensino médio e com família constituída. Estes profissionais, em sua maioria, trabalham nesta atividade há mais de quatro anos, percorrem uma média de 156,42 km por dia e já se envolveram em algum tipo de acidente no trânsito. Em termos de personalidade, observou-se indivíduos com escores medianos nos fatores extroversão, socialização e neuroticismo e escores baixos na mensuração da raiva. Os motociclistas profissionais que participaram desta pesquisa possuem níveis adequados quanto à quantidade de interação com outras pessoas, quanto à qualidade ou modo que ocorrem essas mesmas interações interpessoais, parecendo ser sujeitos calmos, relaxados e estáveis emocionalmente e não vivenciam de forma intensa sentimentos de raivapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410375.pdf: 509747 bytes, checksum: 45a6dc600ca4507a559b93513fef21ba (MD5) Previous issue date: 2009-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7074/410375.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA CLÍNICApor
dc.subjectPERSONALIDADE E PROFISSÃOpor
dc.subjectTRÂNSITOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleCaracterísticas sociodemográficas e de personalidade de uma amostra de motociclistas profissionais da cidade de Porto Alegrepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
410375.pdfTexto Completo497,8 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.