Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBicca Júnior, Walter Romeu-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212957E2por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2015-12-17T16:16:41Z-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6437-
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, exploratória, especificamente uma revisão teórica do estado da arte da Interdisciplinaridade a partir do ensino das ciências, mais precisamente da biologia, física e química em suas relações com a educação física escolar, visando uma compreensão do tema e também de definição sobre a temática Interdisciplinaridade no contexto do trabalho. A pesquisa tem como alvo as publicações em periódicos Qualis A no ensino e a análise das publicações foi feita pela Análise Textual Discursiva (ATD) e compreendeu um total de noventa e oito artigos encontrados utilizando os parâmetros estabelecidos para a pesquisa, ou seja, que houvesse em seu título e/ou resumo a palavra Interdisciplinaridade. Após considerar na procura, o período a ser considerado de no máximo publicado há dez anos e que a publicação aborde o ensino das ciências, o total de nove artigos foram encontrados e analisados. O resultado mostrou que a compreensão dos autores sobre o conceito Interdisciplinaridade não está totalmente correto, causando confusão com o conceito de Multidisciplinaridade. Outra conclusão é sobre a interação da educação física escolar com o ensino de ciências, onde as ações realizadas e divulgadas nas produções analisadas podem dialogar com os conteúdos desenvolvidos nas aulas de educação física. Há uma lacuna na formação de professores ao abordar sobre a Interdisciplinaridade e sobre esse aspecto podem ser feitas modificações para atender a essa particularidade.por
dc.description.abstractThis study is a qualitative, exploratory, specifically a theoretical review of the state of the art Interdisciplinary from science education, specifically biology, physics and chemistry in its relations with the school physical education, aimed at broad understanding about theme and also a definition of the Interdisciplinary themes in the work context. The research targets the publications in Qualis A in the education and the analysis of publications was made by Discursive Textual Analysis (DTA) and comprised a total of ninety-eight articles found using the parameter set for the research, that is, there was in your title and/or abstract the word interdisciplinarity. After considering the demand, the period to be considered at most published ten years ago and that the publication which addresses the science education, the total of nine articles were found and analyzed. The result showed that the understanding of the authors about the Interdisciplinary concept is not quite right, causing confusion with the concept of Multi-disciplinary. Another conclusion is about the interaction of physical education with the science education, where the actions taken and disclosed in the analyzed productions can talk with the contents developed in physical education classes. There is a gap in teacher education to address the interdisciplinarity and about that aspect modifications can be made to meet this feature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-12-17T16:16:41Z No. of bitstreams: 1 476766 - Texto Completo.pdf: 1396962 bytes, checksum: 3bd24e7cbdb2867629439ed6d1c07b63 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-12-17T16:16:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 476766 - Texto Completo.pdf: 1396962 bytes, checksum: 3bd24e7cbdb2867629439ed6d1c07b63 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/163847/476766%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINOpor
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInterdisciplinaridade no ensino de ciências : uma análise dessa prática e de suas interfaces com a educação física escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
476766 - Texto Completo.pdfTexto Completo1,36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.