Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6405
Document type: Dissertação
Title: Desenvolvimento profissional docente no contexto da aprendizagem ubíqua: um modelo para o ciclo de formação continuada
Author: Valletta, Débora Vaga 
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Abstract (native): Este trabalho de pesquisa buscou investigar a contribuição de um modelo proposto para o ciclo de formação continuada para docentes considerando o contexto da aprendizagem ubíqua. Para tal buscou-se pesquisar as mudanças que ocorreram nas concepções, expressas nas práticas pedagógicas dos docentes, acerca do uso dos tablets e seus aplicativos (Apps) como elementos apoiadores da aprendizagem ubíqua, tendo por cenário a partir da formação continuada em serviço. Realizada em uma escola de ensino privado localizada em Porto Alegre, cuja proposta pedagógica busca incentivar a inovação e enfatiza o uso de tecnologias digitais e móveis (tablets) como elemento de trabalho para professores e alunos. A abordagem qualitativa apoiada num estudo de caso foi a estratégia adotada para condução da investigação. Os sujeitos de pesquisa foram os professores titulares da educação infantil e anos iniciais que participaram da formação continuada em serviço da escola utilizando o modelo proposto. Os dados foram coletados por questionário semiestruturado, entrevista e observação direta. Utilizou-se a metodologia de análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011), para análise dos dados. Para fundamentação teórica considerou-se os trabalhos de Santaella (2003; 2007; 2010a; 2010b; 2013), Nóvoa (1992; 2007; 2009; 2012), Nóvoa e Bandeira (2005), García (1999), Libâneo (1998; 2001; 2010), Castells (1999; 2003) e Lévy (1990; 1998; 1999; 2011). O estudo mostrou que após a aplicação do modelo proposto existiam indicadores de que o contexto da aprendizagem ubíqua começou a ocorrer de forma sistematizada mesmo após concluído o período de capacitação dos docentes. Ou seja, aconteceram mudanças nas práticas docentes que permitiram adoção em níveis diferenciados do uso de tecnologias digitais e criação de práticas pedagógicas elaboradas pelos docentes associadas ao uso dos tablets. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir na reflexão dos processos e práticas educacionais acerca da adoção de tecnologias móveis a partir das possibilidades ofertadas pela comunicação ubíqua no atual contexto da cibercultura, bem como fornecer elementos que possam colaborar em trabalhos futuros na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação à qual esta pesquisa está vinculada.
Abstract (english): This research aimed to investigate the contribution of a proposed model for the continuing training program for teachers considering the context of ubiquitous learning. To do this we sought to investigate the changes that have occurred in the views, expressed in the pedagogical practices of teachers about the use of tablets and their applications (Apps) as supporting elements of ubiquitous learning, with the scenario from the ongoing education. Held in a private educational school located in Porto Alegre, its pedagogical proposal seeks to encourage innovation and emphasizes the use of digital and mobile technologies (tablets) as a working element for teachers and students. The qualitative approach supported by a case study was the strategy adopted to conduct the investigation. The research subjects were the holders teachers of Kindgarden and elementary school who participated in continuing education at school service using the proposed model. Data were collected by semi-structured questionnaire, interview and direct observation. We have used the methodology of discursive textual analysis, of Moraes and Galiazzi (2011), for data analysis. For theoretical foundation considered the work of Santaella (2003; 2007; 2010a; 2010b; 2013), Nóvoa (1992; 2007; 2009; 2012), Nóvoa and Bandeira (2005), García (1999), Libâneo (1998; 2001; 2010), Castells (1999; 2003) and Lévy (1990; 1998; 1999; 2011). The study showed that after applying the proposed model there were indicators that the context of ubiquitous learning began to occur in a systematic manner even after completion of the training period for teachers. In short, there were changes in teaching practices that allow adoption in different levels of the use of digital technologies and creation of pedagogical practices developed by teachers associated with the use of tablets. It is expected that this research will contribute to the reflection of educational processes and practices regarding the adoption of mobile technologies from the possibilities offered by ubiquitous communication in the current context of cyberculture and provide elements that can collaborate on future work in training line, Policies and Practices in Education to which this research is linked.
Keywords: EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA PROFISSIONAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6405
Issue Date: 15-Oct-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
476472 - Texto Completo.pdfTexto Completo1.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.