Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/626
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções de pais e mães acerca de problemas de comportamento dos filhos
Autor: Borsa, Juliane Callegaro
Primeiro orientador: Nunes, Maria Lúcia Tiellet
Resumo: A presente dissertação de Mestrado é composta por dois estudos, seguindo as normas do programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. O primeiro estudo é uma revisão de literatura intitulada Aspectos Psicossociais da Parentalidade e a Percepção de Pais e Mães acerca de Seus Filhos, que teve por objetivos: 1) discutir os papéis exercidos por homens e mulheres no âmbito familiar; 2) discutir a relação pais-filhos/as e mães-filhos/as e 3) discutir as possíveis diferenças na maneira com que pais e mães percebem e se pronunciam sobre seus/suas filhos/as, especificamente sobre suas características de comportamento. Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, Lilacs, Medline e PsycINFO para verificar o número de estudos recuperados sobre maternidade e paternidade, sendo que o número de estudos sobre maternidade é três vezes maior que o número de estudos sobre paternidade, o que confirma ser, ainda hoje, o papel materno mais valorizado que o papel paterno, quando se trata da relação parental e desenvolvimento infantil. Ainda, este estudo apresenta os aspectos sociais e culturais intrínsecos nos papéis desempenhados por homens e mulheres na família e que influenciam na maneira como exercem seus papéis parentais e, consequentemente, na maneira que percebem e se pronunciam sobre seus/suas filhos/as. O segundo estudo, Concordância entre Respostas de Pais e Mães aos Problemas de Comportamento Infantil através do CBCL, teve como objetivo verificar a concordância entre as respostas de pais e mães quanto aos problemas de comportamento de seus/suas filhos/as a partir do Child Behavior Checklist (CBCL). Os resultados demonstram que pais e mães perceberam seus/suas filhos de forma distinta e, consequentemente, apresentaram concordância baixa a moderada quando solicitados a se pronunciarem, via CBCL, sobre seus/suas filhos/as. Esse fato é discutido à luz do contexto social e cultural que trata sobre os distintos papéis de pais e mães, no que diz respeito ao cuidado da prole, corroborando os achados da literatura internacional.
Palavras-chave: PSICOLOGIA
PSICOLOGIA CLÍNICA
MATERNIDADE
RELAÇÕES FAMILIARES
COMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)
CRIANÇAS
PAIS E FILHOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: BORSA, Juliane Callegaro. Percepções de pais e mães acerca de problemas de comportamento dos filhos. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/626
Data de defesa: 13-Mar-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
401222.pdfTexto Completo488,72 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.