Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/625
Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigação do desempenho ortográfico de universitários
Autor: Kusner, Rosa Lise de Sousa 
Primeiro orientador: Jou, Graciela Inchausti de
Resumo: Foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre leitura e escrita, com ênfase no processo de aquisição das normas ortográficas. Através da análise dos modelos cognitivos de leitura e escrita. Percebe-se, que tais modelos podem ser pensados de forma cooperativa e não de forma excludente, como aparece em algumas discussões. Também expuseram-se algumas pesquisas para exemplificar os processos de aquisição e desenvolvimento da escrita ortográfica. Concluiu-se que o conhecimento produzido nesta área, nos últimos anos, pode auxiliar num planejamento educacional mais adequado e eficiente para o ensino da ortografia. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa sobre o Desempenho Ortográfico de Universitários, devido as queixas da academia e da sociedade quanto ao mal desempenho dos mesmos. Procurou identificar tipos de erros ortográficos cometidos, através da tarefa de ditado. Os resultados apontam para necessidade do desenvolvimento de estratégias educacionais, para evitar s e corrigir os erros ortográficos, ainda no Ensino Fundamental e Médio, para que não cheguem na universidade cometendo erros não compatíveis com a escolaridade.
Palavras-chave: PSICOLOGIA COGNITIVA
ESCRITA
PSICOLINGÜÍSTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: KUSNER, Rosa Lise de Sousa. Investigação do desempenho ortográfico de universitários. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/625
Data de defesa: 31-Mar-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
348320.pdfTexto Completo377,21 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.