Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/621
Document type: Tese
Title: O sujeito biotecnológico na viagem pelo reino das batatas trangênicas, porquinhos fosforecentes e almas codificadas
Author: Hüning, Simone Maria 
Advisor: Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Abstract (native): Este estudo versa sobre a centralidade que as biotecnologias vêm assumindo na constituição e compreensão da subjetividade na contemporaneidade a partir de uma pesquisa que analisa a proliferação das biotecnologias e a intensificação de enunciados sobre as mesmas na vida cotidiana. Tomando as ferramentas conceituais oferecidas pelos trabalhos de Bruno Latour e Michel Foucault, iniciase esta tese pela análise da constituição da mesma, que é permeada por questões políticas, éticas, institucionais e teóricas. Em seguida, aponta-se para transmutações que as biotecnologias vêm provocando nos modos de conceber o biológico, a vida, o corpo e o eu, sustenta-se que, na contemporaneidade, a biotecnologia tem se constituído em um novo dispositivo político, no sentido utilizado por Foucault. Compondo uma abordagem metodológica com base nos estudos científicos e na arquegenealogia foucaultiana, explora-se a dispersão de enunciados sobre biotecnologias em comunicações científicas e midiáticas (retiradas de periódicos científicos, jornais, revistas, televisão e internet). Sugerese a constituição de um modo de ser biotecnológico, ou seja, sujeitos híbridos de humanos e não-humanos compostos por substâncias orgânicas e não-orgânicas. A partir disso são analisadas as relações entre diferentes noções de subjetividade, que emergem historicamente vinculadas a campos de saber e poder, bem como racionalidades de governo. Por fim, discute-se como a psicologia participa dessa rede contemporânea em que as biotecnologias tornam-se cada vez mais importantes para a compreensão do mundo e daquilo que estamos nos tornando. Considerando as novas alianças do campo psi com as biotecnologias, são problematizadas algumas intervenções tradicionais e recentes da psicologia. Além disso, pontua-se nesta tese a contribuição de Bruno Latour e Michel Foucault para os modos de fazer pesquisa e produzir conhecimento na psicologia, frente às mudanças e desafios da sociedade contemporânea.
Keywords: PSICOLOGIA SOCIAL
BIOTECNOLOGIA
PSICOLOGIA
SUBJETIVIDADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: HÜNING, Simone Maria. O sujeito biotecnológico na viagem pelo reino das batatas trangênicas, porquinhos fosforecentes e almas codificadas. 2008. 144 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/621
Issue Date: 4-Apr-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400848.pdfTexto Completo825.35 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.