Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/618
Document type: Dissertação
Title: Processos dos grupos psicológicos construtores da pertença : vínculo da amizade, organizadores grupais e o lugar : espaço potencial
Author: Aliatti, Ineida 
Advisor: Seminotti, Nedio Antonio
Abstract (native): Esta Dissertação aborda alguns aspectos dos processos dos grupos psicológicos. A pesquisa foi realizada num grupo denominado Clube da Amizade, que faz parte da rede publica de atenção à saúde mental e teve como objetivo compreender os processos grupais que possibilitam a construção da pertença a este grupo. Participaram da pesquisa 24 sócios deste clube. O material foi coletado através de três grupos focais e do diário de campo e a análise dos dados foi realizada através da Análise Textual Qualitativa. Os resultados indicam que os processos grupais que constroem a pertença são: organizadores grupais (regras e normas certo/errado, atividades, papéis, sócios do Clube, vínculo com a instituição, a saúde/doença), o vínculo da amizade (divergências, família, apoio/ajuda, aspectos comuns identificação, reconhecimento) e o espaço potencial lugar (lugar de encontro, de convivência, de convívio social, de distração/diversão, lugar que diminui a angústia, lugar para aprender, lugar de reinserção social, de alternativa de tratamento). Então, entendemos que a pertença ao grupo do Clube da Amizade é constituída, em parte, através destes processos grupais.
Keywords: PSICOLOGIA SOCIAL
GRUPOS (PSICOLOGIA)
AMIZADE
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ALIATTI, Ineida. Processos dos grupos psicológicos construtores da pertença : vínculo da amizade, organizadores grupais e o lugar : espaço potencial. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/618
Issue Date: 6-Aug-2004
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400600.pdfTexto Completo781.94 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.