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dc.creatorPizzol, Helena Oliveira Dall-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422804H6por
dc.contributor.advisor1Almeida, Stefânia Ordovás de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765536D7por
dc.date.accessioned2015-06-05T12:41:49Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6102-
dc.description.resumoO consumo colaborativo é uma tendência global e em crescimento alavancado por motivações individuais e questões ambientais, sociais e econômicas presentes no cotidiano das pessoas, como uma forma de acomodar seus desejos e necessidades de maneira sustentável e com menor ônus para o indivíduo (BOTSMAN e ROGERS, 2011). Nesse sentido, o objetivo maior desta dissertação é a proposição de uma escala que mensure o consumo colaborativo, levando em conta as suas dimensões. Considerando a influência dos valores pessoais no comportamento do consumidor, buscou-se também identificar as relações e impactos que os valores pessoais exercem sobre os indivíduos adeptos a essa modalidade de consumo. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, exploratória e descritiva, com especialistas e usuários de compartilhamento de carros no Brasil, clientes da empresa Zazcar. Os resultados apontam para sete dimensões que compõe o consumo colaborativo: economia de custos, crença no bem comum, consciência socioambiental, conveniência, identidade social, confiança e riscos e também confirmam a existência de validade e confiabilidade do construto estudado. Além disso, algumas associações significativas foram estabelecidas entre os valores pessoais e as dimensões que constituem o consumo colaborativo. As considerações finais discutem os principais achados do estudo e suas implicações acadêmicas e gerenciais, assim como são apresentadas as limitações do estudo e as sugestões para a continuidade das pesquisas sobre o tema.por
dc.description.abstractCollaborative consumption is a global trend leveraged growth by individual motivations and environmental, social and economic issues present in na daily life as a way to accommodate their wants and needs (Botsman and Rogers 2011). In this sense, the main objective of this dissertation is to propose a scale to measure the collaborative consumption. Considering the influence of personal values on consumer behavior, also sought to identify the impacts of values on this consumption mode. Towards such a goal, the research was conduct in two stages, exploratory approach and descriptive stage with carsharing Brazilian users and experts, aiming to finetuning the scale and performing construct validation. The results suggest six dimensions that compose the collaborative consumption and confirm the existence of content validity and reliability for most of construct´s dimensions. In addition, were established some significant associations between personal values construct and collaborative consumption. Concluding comments reflect upon the findings and highlight academic and managerial implications for the field, and suggestions for future studies on customer delight are discussed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-06-05T12:41:49Z No. of bitstreams: 1 469978 - Texto Completo.pdf: 2573223 bytes, checksum: 7937032aef37e028df1b728dc7eeebc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-05T12:41:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 469978 - Texto Completo.pdf: 2573223 bytes, checksum: 7937032aef37e028df1b728dc7eeebc3 (MD5) Previous issue date: 2015-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/162880/469978%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpor
dc.subjectCONSUMO COLABORATIVOpor
dc.subjectCONSUMIDORES - SATISFAÇÃOpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleProposição de uma escala para mensuração do consumo colaborativo : compreendendo o compartilhamento de bens e a sua relação com os valores pessoaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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