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dc.creatorGodinho, Josiane Machado-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292229T5por
dc.contributor.advisor1Lacerda, Miriam Pires Corrêa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4526564E4por
dc.date.accessioned2015-05-18T11:17:59Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6021-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo compreender o sentido da escolarização para os/as jovens em situação de rua na Escola Municipal Porto Alegre, mantida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, na qual são atendidos, além desses jovens, moradores/as de abrigos e de comunidades distantes da região central. Para isso, utilizei a metodologia qualitativa com abordagem tipo etnográfica de pesquisa que, por ter uma vinculação com a área educacional, preocupa-se com os processos educativos. Por essa razão, ressalto que adotei alguns procedimentos técnicos próprios da pesquisa etnográfica como a observação participante e as entrevistas, sem, perder de vista a dimensão pedagógica do estudo. Realizei a pesquisa com jovens estudantes que se encontram em situação de rua, professores/as, e equipe pedagógica e diretiva da Escola, dentro do próprio ambiente escolar, valendo-me das influências do meio para entender os fenômenos contextualmente. Essa busca pela escolarização e pelo espaço institucional é, antes de lutar por um direito que lhes fora negado, buscar o reconhecimento recíproco participando ativamente da vida social. O espaço em questão, com seu caráter genuinamente escolar, consegue operar na luta pelo reconhecimento social dos/as estudantes, com ideais fora dos padrões da rede a qual atende, contrapondo o lado mais pesado da balança.por
dc.description.abstractThis study aims to understand the meaning of schooling for the young on the streets at the Porto Alegre Municipal School, maintained by the city of Porto Alegre/RS, in which are met, in addition to these young people, residents of the shelters and of communities away from the downtown area. For this, I used the qualitative methodology with ethnographic research approach that, by having a relationship with the educational area, is concerned about the educational processes. For this reason, I emphasize that I adopted some technical procedures of ethnographic research as participant observation and interviews, without losing sight the of the pedagogical dimension of the study. I conducted the research with young in homeless situation, teachers, employees and the teaching staff, both within that school environment, availing myself of the influences of the environment to understand phenomena contextually. This search for schooling and for the institutional space is, before to fight for a right that have been denied to them, to seek for mutual recognition actively participating in social life. The space in question, with its genuinely school character, can operate in the struggle for social recognition of the students. With its ideal standards out of the ones of the network which meets, opposing the heavier side of the balance. The school contributes to the basis for the own recognition of the individual while teaches/educates, provides students the perspective of a social citizen for which the knowledge gained in school, it makes sense.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-05-18T11:17:59Z No. of bitstreams: 1 468744 - Texto Completo.pdf: 1601614 bytes, checksum: 3bc861ce23a374c7ac1e314fe45e4634 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-18T11:17:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 468744 - Texto Completo.pdf: 1601614 bytes, checksum: 3bc861ce23a374c7ac1e314fe45e4634 (MD5) Previous issue date: 2015-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/162814/468744%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO (RS) - PORTO ALEGREpor
dc.subjectCRIANÇAS CARENTES - PORTO ALEGRE (RS)por
dc.subjectCRIANÇAS ABANDONADAS - PORTO ALEGRE (RS)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA escola de quem não tem escola : os desafios da escolarização para jovens em situação de ruapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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