Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6001
Tipo do documento: Dissertação
Título: As práticas de relações públicas na cultura digital : uma análise da narrativa transmídia do Magazine Luiza através da personagem Lú
Autor: Silva, Claudia Palma da 
Primeiro orientador: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a apropriação da narrativa transmídia como prática de Relações Públicas, analisada no conteúdo produzido pelo Magazine Luiza através da personagem Lu. Por meio da metodologia de análise de conteúdo e do estudo de caso, observa-se como a narrativa da personagem flui entre as mídias digitais da marca e como a estratégia de comunicação transmidiática pode ser associada às práticas de Relações Públicas. O conceito de narrativa transmídia compreende o que Jenkins (2009) define como uma história que se desenrola através de múltiplas plataformas de mídia, com cada novo contexto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo. As mídias analisadas foram o site, o blog da marca, o Facebook, o Google+, o Twitter e o YouTube. Esse estudo buscou entender como a lógica transmídia pode ser incorporado nas atividades de relações públicas e da comunicação social, como o varejo pode construir estratégias para a criação de franquias e universos em torno das marcas.
Abstract: This dissertation is a study into the use of transmedia storytelling as practiced in Public Relations, analyzing the content produced by "Magazine Luiza" through the character of "Lu". Through content analysis and case studies, one observes how the story of the character flows between various kinds of digital media, and how this strategy of communication can be associated to Public Relations practices. The concept of transmedia storytelling establishes what Jenkins (2009) defines as a story which develops through multiple media platforms, with every new piece of context contributing in its own distinct and valuable ways to the whole. Analyzed mediums included the brand's website and blog, Facebook, Google+, Twitter, and Youtube.
Palavras-chave: RELAÇÕES PÚBLICAS
COMUNICAÇÃO SOCIAL
REDES SOCIAIS
INTERNET - ASPECTOS CULTURAIS
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6001
Data de defesa: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
468610 - Texto Completo.pdfTexto Completo10,8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.