Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCossio, Lucio Polese-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479448Z6por
dc.contributor.advisor1Silveira, Milene Selbach-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784680D0por
dc.date.accessioned2015-05-07T12:15:02Z-
dc.date.issued2015-03-17-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5980-
dc.description.resumoA presença de dispositivos computacionais cresce a cada dia, tornando-os disponíveis nos mais diferentes cenários de uso. A interação com o sistema deve evoluir em conjunto com a tecnologia para prover aos usuários uma melhor experiência de uso nestes diferentes ambientes. Diversos estudos na área de interfaces multimodais defendem os benefícios das mesmas, pela disponibilidade de formas de interação mais naturais, permitindo aos usuários maior eficiência e satisfação na execução da tarefa do sistema. Nos últimos anos, dispositivos que possibilitam formas de interação consideradas mais naturais, começaram a estar amplamente disponíveis ao público e ser utilizados com mais frequência, demonstrando grande potencial para uso. Este trabalho apresenta uma pesquisa com objetivo de compreender e comparara preferência e aceitação de uso dessas tecnologias,a partir de sua implementação e análise em um sistema de apresentação, utilizando o dispositivo Kinect e um smartphone Android.O sistema permite aos usuários a execução de apresentações de slides e imagem para uma plateia, utilizando modos de fala, gestos de corpo e smartphone (gestos de toque) para interação. A primeira fase do trabalho se deteve na definição da interação através de entrevistas individuais e execução de grupos focais. Posteriormente a implementação do sistema foi feita com base nos resultados obtidos da fase anterior.Por fim a avaliação do sistema foi feita pelo uso e execução de tarefas com o sistema em um ambiente de sala de aula (mas sem plateia). Os resultados aqui presentes demonstram a opinião diversificada de usuários quanto a perspectiva de uso dos diferentes modos do sistema. O uso do smartphone foi a tecnologia mais precisa e preferida pela maioria dos usuários pelo fácil uso, no entanto, alguns participantes apresentaram grande interesse no uso das outras duas modalidades, demonstrando potencial de aceitação para as mesmas. O contexto de uso pretendido do sistema demonstra desafios, uma vez que as modalidades de gestos de corpo e fala são também utilizadas para os usuários do sistema se comunicarem com outras pessoas ao mesmo tempo, sendo consideradas por alguns dos participantes como pouco apropriadas para a situação. Os testes do sistema foram realizados em um ambiente isolado, e futuramente devem ser aplicados para um contexto real para uma validação mais precisa.por
dc.description.abstractThe presence of computing devices grows day by day, making them available at the most different scenarios of use. The system’ interaction needs to evolve together with the technology to provide a better user experience in these distinct environments. Several studies in the multimodal interfaces area advocate the benefits of these interfaces, because of the availability of more natural ways of interaction, allowing the users more efficiency and satisfaction for the execution of system tasks. In the last years, devices that allow more natural interactions, started to become widely available to the public and to be used more often, showing great potential of use. This work presents a research with the goal of understand and compare the preference and use acceptance of these technologies, through the implementation and analysis of a presentation system, using a Kinect device and an Android smartphone. The system allows users to execute slide and image presentations to an audience, using speech, body gestures or the smartphone (touch gestures) for interaction. The first work phase focused in the interaction definition through individual interviews and focus groups execution. After that, the system was implemented following the results of the previous phase. At the end, the evaluation of the system was done through the use and execution of tasks in a class environment (without audience). The obtained results show the diverse users’ perspective of use of the different systems interaction modes. The smartphone was the most precise and preferred technology by most of the users because is easy to use, although, some participants showed great interest in the use of the other modalities, showing a potential for acceptance of them. The intended system context of use have some challenges, since body gestures and speech are also used by system users to communicate with other people at the same time, considered by some of the participants as unsuitable for the situation. The system tests were executed in an isolated environment, and future tests should be applied in a real use context for more precise evaluation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-05-07T12:15:02Z No. of bitstreams: 1 468136 - Texto Completo.pdf: 3122759 bytes, checksum: b73cf4dbb16d786863c0cef34d947897 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T12:15:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 468136 - Texto Completo.pdf: 3122759 bytes, checksum: b73cf4dbb16d786863c0cef34d947897 (MD5) Previous issue date: 2015-03-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/162661/468136%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINFORMÁTICApor
dc.subjectINTERFACE COM O USUÁRIOpor
dc.subjectCOMPUTAÇÃO MÓVELpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleAnálise de aspectos de usabilidade em interações naturais via interfaces multimodaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
468136 - Texto Completo.pdfTexto Completo3.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.