Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHansen , Cândida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240472J2por
dc.contributor.advisor1Escosteguy , Ana Carolina Damboriarena-
dc.date.accessioned2015-05-06T17:11:08Z-
dc.date.issued2015-01-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5977-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar as representações da chamada nova classe média brasileira nas revistas Veja, IstoÉ, Época e Carta Capital entre os anos de 2008 e 2013. A partir da perspectiva dos Estudos Culturais e da compreensão do jornalismo como um produtor de sentidos na sociedade, busca-se realizar uma análise cultural do objeto por meio das reflexões, sobretudo de Hall (1999, 2003) e Benetti (2013). A chamada nova classe média é discutida a partir da perspectiva de Neri (2011), Pochmann (2012) e Souza (2010). A partir do cruzamento dos referenciais teóricos que versam sobre jornalismo e nova classe média, o corpus de pesquisa, composto por seis reportagens, é analisado. Conclui-se que a chamada nova classe média é representada por uma visão economicista (Souza, 2010, 2013), na qual a renda e o consumo são os fatores predominantes para enquadrar os indivíduos nesse grupo, em detrimento de valores imateriais, como os capitais social e cultural, fundamentais para a compreensão da produção e reprodução de classes ao longo do tempo.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the representations of the so-called Brazil's new middle class on the magazines Veja, IstoÉ, Época and Carta Capital between the years 2008 and 2013. From the perspective of Cultural Studies and understanding of journalism as a producer of meanings in society, we attempt to make a cultural analysis of the object through the reflections especially of Hall (1999, 2003) and Benetti (2013). The so-called new middle class is discussed through the perspective of Neri (2011), Pochmann (2012) and Souza (2010). From crossing of theoretical references related to journalism and the new middle class, the research corpus, consisting of six reportages, is analyzed. We conclude that the so-called new middle class is represented by an economistic view (Souza, 2010, 2013), in which the income and consumption are the main factors to fit individuals into this group, at the expense of intangible values such as social and cultural capitals, essential for understanding the production and reproduction of classes over time.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-05-06T17:11:08Z No. of bitstreams: 1 467246 - Texto Completo.pdf: 17219081 bytes, checksum: 6f66549b94e0e211024bb7f3b31bc5f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-06T17:11:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 467246 - Texto Completo.pdf: 17219081 bytes, checksum: 6f66549b94e0e211024bb7f3b31bc5f3 (MD5) Previous issue date: 2015-01-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/162673/467246%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJORNALISMO IMPRESSOpor
dc.subjectMEIOS DE COMUNICAÇÃO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectCLASSE MÉDIA - BRASILpor
dc.subjectCONSUMOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleOs ex-pobres do Brasil : as representações da “nova classe média” nas revistas carta capital, época, istoé e vejapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
467246 - Texto Completo.pdfTexto Completo16,82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.