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dc.creatorMartins, Marjory da Motta-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4625209H1por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Cleoni Maria Barboza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708959D0por
dc.date.accessioned2015-04-23T11:58:54Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5935-
dc.description.resumoEste trabalho teve como finalidade estudar e compreender possibilidades de exercício de cidadania em um programa de ensino da Língua Inglesa para jovens da rede pública chamado Programa Access. A pesquisa de abordagem qualitativa sustentou a singularidade deste estudo para a escolha do procedimento investigativo de estudo de caso naturalístico (Lüdke e André, 1986). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e leitura dos planos de ensino com o uso de princípios de análise documental. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva de acordo com Moraes e Galiazzi (2011). Os teóricos fundantes na discussão sobre Educação e Cidadania foram Antonio Gramsci, Darcy Ribeiro e Paulo Freire, que ajudaram a edificar argumentações e ponderações para a construção deste trabalho. Também foram utilizados para a discussão sobre Educação e Cidadania os autores Sérgio Buarque de Holanda, Mário Sérgio Cortella, Pedro Goergen e Cleoni Fernandes. Visando levar em consideração as peculiaridades da área de Ensino de Inglês foram utilizados os autores Douglas H. Brown, Jack C. Richards e Willy A. Renandya. Os achados da pesquisa visibilizaram que o Programa Access possibilitou o exercício de cidadania em vários momentos do curso, favorecendo oportunidades de pensamento crítico e de autonomia intelectual aos alunos, através de atividades mobilizadoras e de caráter libertador. Foi possível constatar uma interseção entre concepção de cidadania tratada teoricamente e Ensino de Língua Estrangeira, no caso, Língua Inglesa, no sentido de que é preciso respeitar o direito de ter direitos de outros e do outro cuja língua se aprende, o que demanda uma postura ética e solidária de reconhecimento da alteridade – uma atitude de generosidade.por
dc.description.abstractThis paper aimed to study and to comprehend possibilities of exercising citizenship in an English program for youngsters from the public schools, called Access Program. The qualitative research approach supported the singularity of this study in order to choose the investigative procedure of a naturalistic case study (Lüdke e André, 1986). Data collection was conducted by semi-structured interviews and teaching plans reading, using documentary analysis principles. Data were analysed by Discursive Textual Analysis according to Moraes and Galiazzi (2011). The theoreticals that supported the discussion involving Education and Citizenship were Antonio Gramsci, Darcy Ribeiro and Paulo Freire, who contributed to build the arguments for this study. The authors Sérgio Buarque de Holanda, Mário Sérgio Cortella, Pedro Goergen and Cleoni Fernandes were also utilized for the discussion involving Education and Citizenship. To take into consideration the peculiarities related to English Teaching, three authors were utilized: Douglas H. Brown , Jack C. Richards and Willy A. Renandya. The study showed that the Access Program made the exercise of citizenship possible in many situations during the course, allowing students to have opportunities of critical thinking and intellectual autonomy, through motivating and liberating activities. It was also found an intersection between citizenship conception, the way it is treated theoretically, and Foreign Language Teaching, in this case English Teaching, in the sense that it is necessary to respect the right that others have to have rights and respect the other one whose language is being learned, what demands an ethical and solidary posture of recognition of alterity – an attitude of generosity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS (tede2@pucrs.br) on 2015-04-23T11:58:54Z No. of bitstreams: 1 467595 - Texto Completo.pdf: 1154891 bytes, checksum: d86685bc28f814474c82bcc64a78aad6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-23T11:58:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 467595 - Texto Completo.pdf: 1154891 bytes, checksum: d86685bc28f814474c82bcc64a78aad6 (MD5) Previous issue date: 2015-02-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17752/467595%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectCIDADANIApor
dc.subjectINGLÊS - ENSINOpor
dc.subjectPENSAMENTO CRÍTICOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePossibilidades de exercício de cidadania em um programa de ensino de inglês para alunos da rede pública :um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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