Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5917
Tipo do documento: Dissertação
Título: A percepção dos discentes quanto aos recursos tecnológicos de informação e comunicação que contribuem nos processos de aprendizagem
Autor: Cardoso, Paloma 
Primeiro orientador: Vitória, Maria Inês Côrte
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes do ensino superior – curso de graduação em Pedagogia – focando nos recursos tecnológicos de informação e comunicação que evidenciam contribuir nos processos de aprendizagem discente. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e quantitativo, a partir de um estudo de caso e de pesquisa documental realizados numa IES da cidade de Porto Alegre. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturas e observação participante. Os principais resultados encontrados foram: aprendem melhor através da escrita (93%); através da audição (64%); através da oralidade (29%); através de pesquisas virtuais (21%). No que tange ao favorecimento da aprendizagem, temos como resultado: vídeos (93%), leituras (79%), computadores/tablets (64%), palestras/seminários (14%) e cine fórum (21%). O Chat, no entendimento dos sujeitos pesquisados, não contribui. Figura como resultado, ainda, a preferência pela leitura em livros impressos (64%); E-Book (21%); 15% utilizam as duas formas. Os principais teóricos e autores que apoiam esse trabalho são Levy, Moran, Martins, Giraffa, Cortella, Fernandes, Freire, Morosini, Tardif, Castells e Zabalza.
Abstract: The purpose of this research is to analyze the perception of the professors from the Pedagogy School, focusing in their IT resources and communications in face to contribute in the students’ learning process. The methodologies used were both Qualitative and Quantitative, based on a case study made in a graduation school in the city of Porto Alegre. To collect the data, semi structured interviews and observations were carried on. The results found were: they learn more through writing (93%), listening (64%), talking (29%), Internet research (21%). To promote learning, the results show: videos (93%), reading (79%), computers/tablets (64%), lectures (14%) and “cine forum” (21%). The perception of who were interviewed was that the Chat doesn’t help. Another result found was that they prefer books (64%), ebooks (21%), use both (15%). The main authors used to support this work are Levy, Moran, Martins, Giraffa, Cortella, Fernandes, Freire, Marosini, Tardif, Castells and Zabalza.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
APRENDIZAGEM
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5917
Data de defesa: 28-Jan-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
467321 - Texto Completo.pdfTexto Completo1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.