Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5829
Tipo do documento: Dissertação
Título: A religiosidade como alma da cultura e como afirmação da identidade afro-brasileira
Autor: Oliveira, Reinaldo João de 
Primeiro orientador: Susin, Luiz Carlos
Resumo: A temática que envolve este estudo tem um forte apelo em várias áreas de pesquisa, talvez por uma abrangência interligada a elementos históricos, antropológicos, sociais, econômicos, entre outras áreas muito conceituadas. Logo, o desafio parece ser muito maior que o de realizar uma pesquisa que se volte ao aspecto teológico relacionado a todos os outros, sem deixar de aprofundar cada um deles. Contudo, ao perceber que a expressão religiosa, mais elaborada no sentido teológico, é essencialmente manifestação de vida, daí sentimos a necessidade em delimitar quais os processos de aprofundamento para algo que têm, ao mesmo tempo, a abrangência do assunto nestes contextos e o específico relacionado a eles. Assim, encontramos na diversidade da religiosidade afro-brasileira e a realidade da mesma como uma afirmação relacionada de modo peculiar no cotidiano de cada pessoa, comunidade e povo que faz da sua experiência uma busca de identificação e identidade religiosa e cultural. Porém, como se daria este aspecto relacionado com a afirmação de uma identidade? Esta dissertação trilha caminhos de diálogo teológico investigativo para questões ligadas ao viés cultural em torno de expressões de fé e do discurso das demais ciências, na abordagem com a própria sabedoria de cada tradição religiosa ancestral. Mesmo dissertando dentro do horizonte de pesquisa limitado à região sul do Brasil, atendo-se mais a ela, não se pode restringir falar de uma localidade apenas, por isso não é objeto de dessa investigação o aspecto exclusivo da territorialidade . No entanto, intriga-nos nesta temática uma leitura teológica latino-americana, ciente do fato da densidade, amplitude e profundidade das realidades, diferenças, contradições, incoerências e riquezas deste contexto assim não podemos abarcá-lo enquanto projeto epistemológico, e nem será a nossa intenção aqui.
Palavras-chave: RELIGIÃO
RELIGIOSIDADE
IDENTIDADE CULTURAL
CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teologia
Citação: OLIVEIRA, Reinaldo João de. A religiosidade como alma da cultura e como afirmação da identidade afro-brasileira. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5829
Data de defesa: 3-Dez-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
421349.pdfTexto Completo878,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.