Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5820
Document type: Dissertação
Title: Pluralismo religioso : diálogo e alteridade no ensino religioso
Author: Rech, Vilma Tereza 
Advisor: Brustolin, Leomar Antônio
Abstract (native): A presente dissertação de mestrado tem por objetivo abordar o pluralismo religioso: diálogo e alteridade no ensino religioso. Pretende explicitar a origem, os conceitos, desdobramentos e limitações. Inicialmente, situa-se o paradigma pluralista no pluralismo cultural e religioso no contexto histórico do mundo ocidental, especialmente na sociedade brasileira. Analisa-se a compreensão de religião, o pluralismo das tradições religiosas, e o direito à liberdade religiosa como liberdade de consciência, de crença, de culto. A tolerância nas diferenças bem como a necessidade da alteridade. Abordou-se as questões sobre o novo horizonte da teologia das religiões, e a teologia cristã diante do pluralismo religioso. Finaliza-se com questões práticas sobre o ensino religioso, assegurando o respeito à diversidade religiosa e garantindo a integralidade das diferentes tradições religiosas.
Keywords: TEOLOGIA CRISTÃ
RELIGIÃO - ENSINO
PLURALISMO (RELIGIÃO)
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Teologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Teologia
Citation: RECH, Vilma Tereza. Pluralismo religioso : diálogo e alteridade no ensino religioso. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5820
Issue Date: 16-Apr-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Teologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
413563.pdfTexto Completo491.3 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.