Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorConceição, Elvisnei Camargo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758627P3por
dc.contributor.advisor1Burlamaqui, Paulo Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700771A1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:40Z-
dc.date.available2007-11-20-
dc.date.issued2007-08-29-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Elvisnei Camargo. O sistema de valores : um estudo intercultural com estudantes universitários argentinos, brasileiros e uruguaios. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5709-
dc.description.resumoA busca da eficácia empresarial passa, invariavelmente, pelo conhecimento do comportamento humano. O marketing, como área da Administração, responsável por prover o alcance dos objetivos organizacionais através da satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, tem o maior interesse na compreensão do comportamento dos indivíduos. Os valores, por sua vez, têm um papel muito importante na determinação desse comportamento. Compartilhando deste interesse o estudo identificou diferenças e semelhanças no sistema de valores, presentes em estudantes argentinos, brasileiros e uruguaios, permitindo a geração de perfis dos indivíduos. Para tanto, e baseado na Escala de Valores de Rokeach (1973), realizou-se uma pesquisa de âmbito intercultural, na fronteira e em capitais de províncias e estados, na Argentina, Brasil e Uruguai. O resultado da pesquisa permitiu entender quais valores são preferenciais e importantes nas escolhas destes estudantes, tanto no que se refere aos objetivos de vida, quanto às formas de conduta social. Examinando-se os valores relacionados aos objetivos de vida, identificaram-se perfis de indivíduos movidos por sentimentos de paz e justiça; pelo sucesso pessoal e social; pela valorização do ser ; pela sensação de bem-estar e prioridade à família e, movidos pela necessidade de autonomia e amizade verdadeira. Com relação à forma de conduta social adotada pelos respondentes, identificaram-se os estereótipos: senhor de si ; de bem com a vida ; confiável, laissezfaire ; audacioso e obediente. Verificou-se, por exemplo, que os homens dão mais valor ao sucesso pessoal e ao reconhecimento social do que as mulheres. Estas valorizam mais a simplicidade e segurança e, são mais confiáveis e alegres em seus relacionamentos. Os brasileiros valorizam mais o sucesso pessoal e profissional do que argentinos e uruguaios. Os resultados apontaram diferenças significativas na estrutura de valores dos respondentes dessas diferentes culturas, o que indica a necessidade de respeitar essas diferenças na elaboração de estratégias de marketing pelas organizações.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396496.pdf: 1537914 bytes, checksum: e6aae17d82fd2900e0eed4b12aa17a2c (MD5) Previous issue date: 2007-08-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15513/396496.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMARKETING INTERNACIONALpor
dc.subjectCONSUMIDORESpor
dc.subjectCOMPORTAMENTO - PESQUISASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleO sistema de valores : um estudo intercultural com estudantes universitários argentinos, brasileiros e uruguaiospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
396496.pdfTexto Completo1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.