Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5703
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de atributos de compra no processo de aquisição de automóveis de alto valor
Autor: Lemos, Ricardo Felipe 
Primeiro orientador: Slongo, Luiz Antonio
Resumo: Nos dias de hoje, desconsiderar o diversificado comportamento do consumidor é algo muito arriscado para as empresas diante do atual mercado competitivo. Manter o cadastro de clientes e segmentar o mercado através do uso de dados demográficos deixou de ser uma ferramenta de marketing para ser uma tarefa obrigatória. O momento sugere a necessidade de as empresas conhecerem mais o comportamento de compra de seus clientes. Assim, o presente estudo visa estudar o comportamento do consumidor, buscando identificar e avaliar os atributos valorizados no processo de compra de automóveis de alto valor. Os objetivos específicos deste estudo foram alcançados através da etapa exploratória e da etapa descritiva, que teve a utilização da técnica estatística multivariada Conjoint Analysis. Foram identificados os atributos considerados importantes no momento da compra de um automóvel de alto valor e, posteriormente, foram definidos os seis atributos mais importantes e seus pesos relativos. Na fase da pesquisa qualitativa, o atributo Segurança apresentou destaque. Porém, ao aplicar-se a pesquisa quantitativa, cujos seis principais atributos eram apresentados conjuntamente, o atributo Conforto foi o que apresentou maior peso seguido pelo atributo Preço. Os demais atributos em ordem de importância foram Marca, Segurança, Atendimento e Beleza.
Palavras-chave: CONSUMIDORES
HOMOSSEXUALISMO - PESQUISAS
CONSUMO - RIO GRANDE DO SUL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: LEMOS, Ricardo Felipe. Avaliação de atributos de compra no processo de aquisição de automóveis de alto valor. 2007. 91 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5703
Data de defesa: 25-Jul-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
395026.pdfTexto Completo891,06 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.